quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dia dos Pais

DE HOMEM PARA HOMEM
(Publicado na revista Viver Curitiba, agosto de 2011)
Minha conversa dessa vez é com você homem. Portanto você mulher, pode parar de ler. Não vá adiante, não tem nada pra você aqui! Vamos falar sobre o que é ser pai. Não vou dizer nenhuma frase fofinha, lindinha ou adocicada. Vou dar é joelhada mesmo. Puxar sua orelha e a minha, pois também sou pai, também preciso e posso melhorar!
Quando penso em como ser um melhor pai, imagino meu filho já adulto lembrando de bons momentos que vivemos juntos. Gostaria (e esse é meu recado pra você e pra mim) que meu filho me dissesse:
- Pai, sempre lembro que você parava de fazer o que estava fazendo para ouvir minhas histórias ou para ouvir que eu estava com medo de brincar no parquinho.
- Obrigado por jamais ter reclamado de ir me buscar tarde da noite nas festas ou casas de meus amigos. Sei que você teria preferido dormir, mas sei também que você escolhia fazer isso a me deixar sem sua segurança.
- Nunca vou esquecer das vezes que você me disse: “filho, tente de novo, você consegue!”
- Obrigado por tantas vezes ter chegado em segundo lugar nas corridas que apostamos. Andar no parque sentado nos seus ombros me fazia sentir que eu era o maior menino do mundo. E era isso mesmo que você me dizia: “olhe como não tem ninguém no mundo maior que você filho”...
- Ah, mas lembro-me também das broncas, da pegação no pé, das críticas e dos castigos. A verdade é que sempre soube que tudo isso era necessário e justo, pois eu merecia. E sabe de uma coisa, pai? Foi por sua firmeza que aprendi a resistir às dores da vida, aos “nãos” e a todas as perdas que enfrento.

- Muitas vezes não gostei de você me chamar para lavar a louça. Mas logo começava a sorrir com você ao meu lado cheio de bom humor enxugando a louça e me contando histórias da sua infância. Hoje eu vejo que aprendi a amar o trabalho porque desde pequeno trabalhar dava prazer.
- Querido pai. Feliz dia dos pais. Eu queria dizer isso pessoalmente, mas não consegui nenhum voo que eu pudesse ir e voltar a tempo para minha primeira reunião como diretor geral da empresa. Fui promovido!!! Conto mais uma vez com seu carinho e compreensão e prometo que no próximo final de semana estarei aí.  Um beijo meu pai querido, amo você. Meu sucesso também é seu.
Pronto, falei! Sonho em ouvir algo assim um dia. Espero que você pai também ouça. Feliz dia dos pais.
Ah, você mulher leu até aqui? Sem problemas. Eu sabia que a tática não ia dar certo mesmo.


Marcos Meier é pai, psicólogo, escritor e palestrante. Seus livros estão no site www.kapok.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário