quinta-feira, 4 de outubro de 2012

SEGUNDA REUNIÃO/PMEC

PRIMEIRAMENTE PASSAR PARA O GRUPO GESTOR ESTA NOVA FILOSOFIA, ELABORANDO METAS E ESTRATÉGIAS A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, BUSCANDO NA COMUNIDADE UMA PARCERIA ATIVA PARA ESTA NOVA TRANSAÇÃO.  
PARTICIPAÇÃO FUNDAMENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR.
FORMAR PARCERIA COM UMA REDE DE ATENDIMENTO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE.    
JUNTOS TRABALHAR NA PREVENÇÃO E SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS MAIS EMINENTES NA COMUNIDADE.
BUSCANDO A RESPONSABILIDADE DAS PARTES AFETADAS.    
REINTEGRAR A PESSOA NA COMUNIDADE PARA EVITAR NOVOS CONFLITOS.    
AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS SÃO ATITUDES QUE AJUDAM OS ALUNOS A TEREM O MELHOR CONVÍVIO NA SOCIEDADE NUM TODO.    
OS OBJETIVOS DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS:
AJUDAR NA SEGURANÇA DA COMUNIDADE ESCOLAR;
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS NAS PESSOAS, FORTALECENDO A PERSONALIDADE;      
TRABALHAR OS VALORES HUMANOS;
RESTAURAR A RELAÇÃO AFETADA PELO CONFLITO;      
RESPONSABILIDADE PELOS ATOS.         
DEVEMOS USAR AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NAS ESCOLAS, PARA UMA MELHORIA NOS RELACIONAMENTOS, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DE CULTURA DE PAZ.    
AS REUNIÕES RESTAURATIVAS ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS: PROFESSOR E ALUNO, ALUNO E PROFESSOR, PAIS E PROFESSORES. O QUAL É FEITO O LEVANTAMENTO DE HISTÓRICO DAS PARTES EM CADA UM EXPRESSA A SUA “SUPOSTA VERDADE”.   
CÍRCULO RESTAURATIVO – ENVOLVER OUTRAS PESSOAS DA ESCOLA, DA FAMÍLIA OU DA COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES HABILITADAS COM O INTUITO DE SOLUCIONAR OS CONFLITOS E REEDUCAR PARA A NÃO VIOLÊNCIA.
CULTURA PUNITIVA – IDENTIFICAR QUEM ERROU.
DISCIPLINAR À FORÇA.
MANTER O CONTROLE.    
CULTURA RESTAURATIVA – IDENTIFICAR NECESSIDADES NÃO ATENDIDAS, RESTAURAR A HARMONIA DOS ENVOLVIDOS.    
RESTABELECER O EQUILIBRIO.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NÃO É UM PROCESSO RÁPIDO, É NECESSÁRIO PACIÊNCIA PARA ALCANÇAR OS RESULTADOS. MAS É POSSÍVEL CONSCIENTIZAR ESSAS PRÁTICAS COM UMA NOVA FILOSOFIA NA DISCIPLINA ESCOLAR, POIS AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS MELHORAM A SEGURANÇA ESCOLAR, DESENVOLVE NOS ALUNOS PENSAMENTOS CRÍTICOS, MELHORA O AMBIENTE EM SALA DE AULA E INCENTIVA O COMPORTAMENTO RESPEITOSO COM OS COLABORADORES DAS ESCOLAS.    

TEMA: JUSTIÇA RESTAURATIVA   

Nenhum comentário:

Postar um comentário