domingo, 28 de outubro de 2012

Contribuições/Anor


Na minha opinião o Professor Mediador, inicialmente deve conhecer o ECA e as demais legislações vigentes. Deve ser dotado da sabedoria de  ouvir, compreender e modificar verdades numa perspectiva de trabalhar a autoestima dos alunos e alunas da escola bem como de suas famílias.Na medida em que valorizamos "todo" esforço desempenhado pelos envolvidos, mas facilmente somos ouvidos. Assim, precisamos ouvir e buscar diagnosticar o problema e buscar os melhores encaminhamentos para cada situação problema.
O Professor Mediador deve também saber ouvir os professores titulares que em sua maioria buscam em nós a resolução imediata de todos os seus problemas. Vale também ressaltar que a nós cabe buscar meios e condições de abrir oportunidades para os alunos e alunas que nos são confiados diariamente e através de diferentes possibilidades trazer para o interior da escola diferentes vivências para modificar o ambiente instalado.
Acredito ainda que parcerias possam ser estabelecidas e essa busca também se dá através de um relacionamento harmonioso entre as partes. Através de situações e estratégias didáticas diferenciadas pode-se conseguir minimizar os problemas de forma significativa.
Podemos buscar parceiros na própria comunidade. Digo isso pois para ser um bom Professor Mediador, outro fator  essencial é ter a leitura de mundo da unidade escolar e da comunidade que atendemos. É preciso saber as necessidades e dificuldades pelas quais os educandos estão expostos para buscar auxiliá-los em suas necessidades e anseios.
Ter o dom de ouvir, de não julgar e ter como ponto de partida a integração escola e família, além de conhecer a realidade local e social para mim, é se não o melhor, o caminho mais provável de sucesso.
Não há parceria sem disponibilidade, buscar o apoio de toda comunidade escolar, envolvendo inclusive os funcionários administrativos e os de apoio funcional (merendeiras e faxineiras) também fazem a diferença. O aluno e a aluna não pode ser visto isoladamente, em especial quando vai para ser atendido pelo Professor Mediador. Não acredito que um professor apenas seja capaz de resolver conflitos. A vida social e em comunidade requer aprendizagem, e por vezes vejo que até mesmo muito de nossos colegas estão se deixando desapaixonar do ofício de ser professor.

Parabéns Professor Anor.

Unidade Escolar: "Peralta"   

Nenhum comentário:

Postar um comentário