quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Reflexões/Seminário de Proteção Escolar

Então o que fazer para reduzir a vulnerabilidade?

“Quanto mais se proíbe o uso de drogas, mais existe a procura por essas mesmas drogas.”

“Guerra às drogas ou Redução de Drogas!”

Redução de danos é uma filosofia ou uma estratégia!

Na escola devemos falar em promoção da saúde e devemos falar em qualidade de vida.
Devemos trabalhar com sexualidade, com a autoestima do aluno, com a valorização da sua saúde, para que caso o aluno venha a consumir algum tipo de droga ele não se torne dependente.
O que podemos fazer se encontramos drogas com uma criança?
Nossa primeira providência deve ser o de realizar os primeiros contatos com a família, qualquer que seja ela. Devemos ter uma atitude de cuidado e preocupação com a criança ou adolescente.  Não devemos expor a criança perante o grupo. A escola deve notificar, fazer o seu papel e deve acionar a Rede de Proteção.    
Brincar é uma ligação com o mundo e a criança pequena adora. Devemos refletir então:
Onde está o espaço para o jovem brincar e se ligar na escola?  
Como dar sentido a permanência do jovem na escola? E no seu entorno?
Qual mundo nós queremos?    

Cabe a escola medidas sócio-restaurativa e medidas pedagógicas.
A escola de ter prontuários dos alunos. Deve procurar manter um plano de atendimento e os registros destes alunos.
Devemos mudar o nosso olhar, o PMEC como agente de transformação e agente de paz.
Devemos fazer conexões com a família (nuclear) ou a família extensa (tios/tias).     

Aprender a conviver com os valores sócios-morais, aprender a cuidar de si, promover o protagonismo juvenil e o clube de apoio ao jovem (justiça restaurativa).
A escola deve ser parte integrante da rede, deve ser protagonista ou buscar a rede primária (voluntários), AA, narcóticos anônimos e rede de proteção escolar.
Devemos ter um olhar restaurativo, um olhar de compreensão.
Olhar da compreensão, não “anular” nossos alunos.
Ouvir o que eles pensam?
Do que eles gostam?    
Como desmontar a “ideia de guerra”, uma ilusão de nossos adolescentes.    
Sugestão:
“Jesus Chorou” – RAP – Racionais MC.
Trabalhar com esse tipo de estilo musical.
“Toda ação é orientada por valores”. (Max Weber)
O trabalho de mediação envolve provocação, envolve a exemplaridade, não devemos projetar o nosso preconceito com relação aos nossos alunos.

TEMA: OS ALUNOS EM CONFLITO COM A LEI NO COTIDIANO ESCOLAR.

Berenice Gianella – Presidente da Fundação Casa

Centro de Atendimento Socioeducativo do Adolescente

Leis e Artigos importantes que devem foram mencionados na Palestra:

Constituição Federal, Artigos: 227 e 228.

ECA, Lei 8069 de 13/07/1990.

SINASE, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Lei 12594 de 18/01/2012.

Lei 12469 cria a Fundação Casa.

Artigo 124, ECA.

Resolução 119, CONANDA.
 
 
PCNP Lúcio

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