segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Justiça Restaurativa/Ana Bispo



São Paulo, 02 de agosto de 2012.


Governo do Estado de São Paulo Secretária da Educação



CURSO DE INTRODUÇÃO À JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA EDUCADORES



·         Formalidades de abertura



Diretoria de Ensino – Região Centro-Oeste
Sra. Rosangela Aparecida de Almeida Valim

Procurador Geral de justiça
Dr.Márcio Elias Rosa

Coordenador do Sistema de Proteção Escolar da SE
Sr. Felipe Angeli
Sra. Doralice Correa

Promotor de Justiça
Dr. Antonio Carlos Ozório
Dr. Lélio Ferraz de S. Neto

Servidores do Ministério Público na Área de Psicologia e Assistência Social

Professores Mediadores Escolar e Comunitário



O curso sobre Justiça Restaurativa tem como objetivo a prevenção de conflitos no ambiente escolar, a integração entre escola e rede social de garantia dos direitos da criança e do adolescente, e a proteção da comunidade escolar e do patrimônio público.





·         Dinâmica de relaxamento

Apresentação – em círculo
- O que mais gosta?
- O que menos gosta?

    

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·         Justiça Restaurativa

A Justiça Restaurativa é uma forma de gerenciamento de conflitos, através do qual um facilitador auxilia todas as partes envolvidas a realizarem um processo dialógico visando transformar uma relação de oposição em relação de cooperação. Nesse processo, através de uma comunicação assertiva, os envolvidos decidem coletivamente como lidar com circunstâncias decorrentes do ato gravoso e suas implicações para o futuro levando à reparação de danos, ao fortalecimento de laços comunitários e à prevenção de futuros conflitos.

Devemos ter visão sobre mudanças paradigmáticas na abordagem do conflito e da violência, para aprendizagem das práticas restaurativas.
Perguntas Restaurativas = Reflexão
O que aconteceu?
Por que você fez?
O que pretende?
Quais são suas expectativas?

É muito importante um espaço, uma sala específica para o desenvolvimento das práticas restaurativas. Onde a Rede Primária poderá construir um grupo de apoio com alunos, professores, e outras pessoas que tenham afetividade. Buscar a identificação, a ligação e ter a participação no cotidiano dos envolvidos. Sendo um espaço para solução de casos para que relações se qualifiquem e aconteça o conhecimento das pessoas. Por que a relação pessoal é importante para conhecimentos, compartilhamentos com ações no coletivo.

O Círculo Restaurativo serve para se chegar ao consenso e pode-se trabalhar sobre conflitos, bullying, paz, dentre outros.

O Dr. Osório nos passou o exemplo do Jovem de Taubaté, o qual já estava perdido para as drogas e a família também o abandonou. Um professor procurou pelo Promotor, e construíram a rede primária, e através da pesquisa da vida do aluno localizaram uma professora com a qual o jovem tinha ligação positiva.  Esta professora foi convidada a integrar na Rede Primária, vindo a participar do cotidiano desse aluno, juntamente com o auxilio e os deveres dos órgãos públicos necessários para a reabilitação do jovem.

Neste curso o Dr. Osório relata à importância desse nosso encontro e como se faz necessário às trocas de experiências, as ideias, as práticas do nosso cotidiano nas escolas.

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Parada para o café


Retomamos com a presença do Dr. Lélio, que expõe sobre o sentido da Rede e os fundamentos da intervenção para a solução efetiva de conflitos. Que devemos trabalhar a realidade para termos parâmetros e não ficarmos no imaginário. O Promotor ressaltou a importância do conhecimento relativa a abordagem multiprofissional da Rede e seus efeitos. Que devemos estabelecer fluxo de ação e qual a função de cada órgão, para encaminhamentos;
·         Quem faz o que?
·         Definir funções, responsabilidades,
·         Espaço para definir papéis,
·         Noção que estamos trabalhando com gente, com pessoas,
·         Ter responsabilidades, solicitar providências necessárias,
·         Buscar de quem é a responsabilidade. Usar da articulação em relação aos direitos, para mecanismos de função;
·         Onde vou, com quem falar;
·         Como funciona, quem é o responsável;
·         Qual é o serviço responsável;

Na atuação em rede e no formato transdisciplinar atua todo mundo junto. Identifica-se o problema e encaminha ao local adequado.
O conhecimento e contatos para trocas de informações são de suma importância, bem como criar comissão para frutos mais concretos.
É importante ficarmos atentos sobre o PODER. Não se pode ficar desvalorizando as pessoas, dominando e tirando o direito do individuo sobre sua autonomia. Punição não dá significado, é importante criar um plano de ação para solução dos problemas. 

Os direitos a serem preservados, devem ser cobrados de quem?
·         Da família;
·         Do aluno em situação de risco;
·         Da saúde;
·         Do estado; entre outros.

Tem que haver um plano muito bem feito com a rede para tirar o drogado das drogas. Propagandas que “não se deve usar drogas” não funcionam. Deve-se mobilizar a rede, vários órgãos para uma reunião com atribuições, responsabilidades e ação para solução dos problemas.

Os Drs. Osório e Lélio e a Sra. Doralice prestigiaram os Professores Mediadores com relação aos trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas escolas. Informam que os professores mediadores estão “apagando incêndio” nas escolas, mas que devem ocorrer reuniões com a gestão Escolar para solução dos problemas e ações.

   

Eles afirmaram que o professor mediador não é “salvador da pátria”, porém deve fazer a diferença;
·         Tem que ter respaldo da Diretoria de Ensino/ Gestão Escolar;
·         Deve ter um espaço, condições de trabalho;
·         Ser informado dos ocorridos e ações a serem tomadas;
·         Deve “vestir a camisa” da escola;
·         Ser organizado;
·         Reflexão do grupo em torno situação problema;
·         Ver quem vai ajudar,
·         Levar situação problema já com argumentos e plano de ação;
·         Criar rotina de trabalho com a equipe escolar, a comunidade e com o aluno;
·         Ação efetiva e com tranqüilidade;
·         Os Professores Coordenadores devem colaborar e juntar forças, apoiar as ações dos professores mediadores;
·         A escola tem que receber os órgãos públicos quando necessário;

O professor mediador tem o cargo de facilitador, deve criar vínculos, ouvir os envolvidos e ser respeitado.
De acordo com a apostila do curso nas páginas 53, até a 56.

O Promotor Dr. Osório nos informou que vamos receber impressos de plano de ação. Para que cada órgão quando necessário registrem situações problemas para diagnóstica e solução de problemas. Porque deve existir o comprometimento com os encaminhamentos das crianças problemas, bem como o retorno da ação para solução dos problemas.

Rotina de lição de casa - (Deixar as pessoas se auto-avaliarem).



Parada para o almoço

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Retorno do almoço



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·         Dinâmica de relaxamento


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O Dr. Osório nos informa os próximos assuntos a serem discutidos em dinâmica de grupo;

-Democracia, poder;
- Conflitos de interesse de poder;
- Mudanças de Paradigma.


·         Dinâmica de grupo

  

Reflexão sobre as questões abaixo;

1)   A justiça sem a força é impotente, a força sem justiça é tirania.
                                                        (BLAISE PASCAL)

Resposta: É dever do Estado garantir a justiça, que é, dar a cada um o que é seu.

2)   A vingança é uma espécie de justiça selvagem.

(FRANCISCO BACON)

Resposta: A justiça deve ser realizada seguindo as leis e um processo.


3)   Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada.
(RUI BARBOSA)

       Resposta: Devido nossa justiça (quando ocorre) ser tardia, nos dando sentimento de impotência, perda, revolta, falta de ação gerando um sentimento de vingança.


4)   Há algo maior que o poder que se chama justiça.

(ANDRÉ MALRAUSA)

       Resposta: Quando se passa por cima do poder e faz por conta a justiça, nem sempre é aplicada a justiça corretamente.   

5)   Sem advogado não se faz justiça.

Resposta: A Constituição Federal diz que o advogado é essencial para a realização da justiça. Então sem advogado não se faz justiça.


v  Vídeo  - Vamos receber o link


Reflexão no coletivo;

Violência / Assaltos

Filhos qual a forma de educar?
Pode-se educar sem punir?


v  Justiça restaurativa
Tem o poder de conciliar, passa segurança e justiça,
De compreender e pacificar conflitos,
O fortalecimento do diálogo entre todos.

v  Justiça com valor
Falta de equilíbrio (o exemplo de dar um pedaço maior de fruta para uma criança e o menor para a outra.)
Deve Ocorrer a temperança = significa equilíbrio, ter prudência que é uma virtude importante.

v  Coragem para enfrentar o mundo
Importante aceitar as diferenças e estar abertas para novos caminhos novas conquistas e observar ao redor
Quente – frio,
Razão – emoção,
Cor.




v  Normas:
Cada Unidade Escolar tem que ter sua norma particular.  Deve ser discutida, criada junto com a equipe escolar. Todos podem fiscalizar se esta sendo aplicada a norma. Garantia de eficácia.

v  Diálogo, abertura à Democracia
Questionar o que a pessoa esta sentindo,
O que a pessoa necessita,
Quais são suas expectativas?
Através do Círculo restaurativo se cria o planejamento de ação para resolver os conflitos.

v  Justiça retributivas
É o exemplo do furto que a pessoa devolve e se redimi, reparou os danos, mas a pessoa vai ser punida mesmo assim.
Hoje esta se mudando, se a pessoa assume o furto e se redimir, o caso esta resolvido caso os envolvidos estejam de acordo.

O professor mediador deve preparar o terreno para que não aconteça a violência.
O Dr. Osório nos indica voltar aos velhos bons tempos com a:

v  Carta restaurativa
- Toca o coração,
- Sensibiliza,
Foi citado 3 (três) exemplos de envolvimentos da carta restaurativa já aplicadas pelo Dr. Osório, e pelas professoras Mediadoras Ana Bispo – EE LUSTOSA e Sueli – EE FANNY.
O promotor solicita que lhe traga para o próximo encontro para análise de apreciação e fique como registro, trocas de experiências.

v  Dinâmica de Reflexão

a)   Promover justiça é o mesmo que pode promover punição?

R. Não. Justiça é cumprir a lei e punição é a ação pelo ato.

b)   Porque se entende justiça como punição?

R. Geralmente se entende que fez justiça porque houve o cumprimento, a solução do ato.

c)   Justiça e punição são as mesmas coisas?

R. Não.

Hora do intervalo


v  Dinâmica de relaxamento






v  Vídeo
Sobre o Círculo Restaurativo.
A importância da reunião onde os envolvidos, familiares se reúnem de livre e espontânea vontade para reflexão e solução de um problema.
O Ofendido relata o caso, como se sentiu pelo o ocorrido e sua indignação, seu sentimento.
- Todos trocam ideias e fazem em conjunto um plano de ação para o  imediato.

O Dr. Osório relatou que devemos pensar sobre o modelo de justiça para a comunidade com Paz e Segurança. Acabar com o conflito, bem como, da importância de formar cidadãos, nova cultura, novos paradigmas, novo olhar.

As Unidades Escolares devem no ato da matrícula entregar aos pais dos alunos um TERMO DE AUTORIZAÇÃO. Caso o aluno faça uma infração ele pode espontaneamente colaborar com ajuda na escola sem ser visto como chacota dos outros alunos.

Os professores mediadores vão receber modelos dos impressos sobre os gráficos da Curva de conflito. Este gráfico serve para melhor entendimento das dificuldades das crianças violentadas e desamparadas pelos familiares.

Ele afirmou que o professor mediado deve ensinar para os alunos o reconhecimento dos erros e se responsabilizem pelos erros, pela conduta.

Finalização

ü  Resolver os exercícios das páginas 99 a 104 da apostila,
ü  Para fazer com alunos na escola as páginas 2 e 12,
ü  Trazer resolvidos 6 exercícios para o próximo encontro,
ü  Praticar na escola os exercícios da pag. 6 até a 11.
ü  Os exercícios 1 ao 5 com elaboração
ü  Entregar por escrito com registros.


v  Dinâmica de relaxamento
Podemos e devemos fazer os exercícios todos os dias.

Todos os professores mediadores receberam um kit para auxiliar no desenvolvimento dos trabalhos a serem realizados nas escolas.

Ana Bispo - PMEC

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