terça-feira, 11 de setembro de 2012

CONTRIBUIÇÕES ZILDA/PMEC

PLANO DE AÇÃO – TEMA: VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

JUSTIFICATIVA

As escolas públicas e privadas veem sofrendo há muito tempo com os casos de violência e desrespeito as diferenças. Muitos alunos não sabem lidar com características físicas e sociais de colegas e acabam por criar na escola um ambiente de tensão e opressão por meio de violência física ou verbal. Esse tipo de atitude muitas vezes, ou na maioria delas, é fruto do bullying escolar que oprimi os mais fracos. Os alunos que sofrem tais atitudes não conseguem se defender ou procurar ajuda e acabam ficando oprimidos, depressivos e muitas vezes reagindo com violência com outras pessoas.
Portanto o presente projeto visa estimular dentro da escola um trabalho direcionado de combate ao bullying por meio de diversas atividades que possibilitem a sensibilização dos alunos para o relacionamento com o outro em todos os âmbitos (escolar, social, etc) e estimular em nossos alunos a atitude permanente de combate a toda e qualquer forma discriminatória.

OBJETIVO GERAL
Promover medidas de conscientização, prevenção e combate ao "bullying" dentro da Unidade Escolar desenvolvendo atitudes saudáveis e respeitosas para com o próximo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a)   Conscientizar alunos sobre o problema e suas conseqüências emocionais e físicas.
b)  Estimular a solidariedade, humanidade e respeito às diferenças.
c)   Promover ações escolares de orientação, prevenção, controle e segurança física e emocional.
d)  Promover a inclusão social de todos os alunos independente de raça, cor, sexo, religião, preferências etc. Como rege a Constituição Federal Brasileira.
 CRONOGRAMA
1)    Assistir ao filme “Putz a coisa tá feia” (turmas de 5ª e 6ª séries), assistir ao filme “A corrente do bem” (turmas de 7ª e 8ª séries), assistir ao filme “Escritores da liberdade” (turmas do Ensino Médio).
2)    Proposta de reflexão, discussão, debate em sala de aula e atividade artística (expressão sobre sentimentos por meio de desenhos, poesias, dissertações etc.)
3)    Discussão dos resultados em sala de aula.
4)    Cada turma deverá propor uma ação para combate ao bullying escolar. Essas propostas de ação deverão ser socializadas em reunião com o Grêmio Escolar, com o Professor Mediador e com os representantes de sala. Após conversa e discussão, as turmas deverão realizar ações dentro do ambiente escolar (por exemplo: 5ª séries e 6ª séries – teatro, 7ª e 8ª séries – cartazes e propagandas de combate; Ensino Médio – palestras de conscientização).
5)    Turmas de 5ª e 6ª séries: leitura e audição da canção “Ciranda da bailarina” e leitura do livro “Na minha escola todo mundo é igual”;
6)    Turmas de 7ª e 8ª séries: leitura e audição da canção “Minha alma a paz que eu não quero” e de reportagens sobre bullying escolar.
7)    Turmas de Ensino Médio: assistir documentários/reportagens sobre o assunto e leitura de artigos de opinião.
8)    Discussão do tema em sala de aula.
9)    Proposta de produção de texto com o seguinte tema: Você se sente bem na escola?
As atividades do cronograma seriam desenvolvidas em sala de aula pelos professores em suas disciplinas. Todas as atitudes e propostas acima proporcionarão aos alunos uma reflexão crítica sobre o interagir com o meio social, consigo mesmo e com o “outro”.

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