segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Contribuições Ana Bispo

São Paulo, 13 de setembro de 2012.


Governo do Estado de São Paulo Secretária da Educação



CURSO DE INTRODUÇÃO À JUSTIÇA RESTAURATIVA PARA EDUCADORES



·         Formalidades de abertura



Diretoria de Ensino – Região Centro Oeste
Sra. Rosangela Aparecida de Almeida Valim


Coordenador do Sistema de Proteção Escolar da SE
Sra. Doralice Correa

Promotor de Justiça
Dr. Antonio Carlos Ozório

Servidores do Ministério Público na Área de Psicologia e Assistência Social

Professores Mediadores Escolar Comunitário



·         Dinâmica de relaxamento


v  Estudo de acordo com a apostila de curso de Introdução à Justiça Restaurativa para educadores
v  Recapitulação da Prática Restaurativa
(a partir da página 9)
Por que usar as práticas restaurativas nas escolas





·         Dinâmica em grupo de estudo

1)   Como poderemos enfrentar melhor essas mudanças de desafios e paradigmas? Cite pelo menos dois exemplos.

R.: Com a aplicação da Justiça Restaurativa na busca pelo bem comum, a integração, a participação Global, a multidisciplinaridade, e o restabelecimento da paz.

Exemplos: Referente ao assunto de conflitos  
ü  O aluno como protagonista, receberá o tema, ele deve refletir, pesquisar, estudar e apresentar para a turma escolar.
ü  O aluno como colaborador, participativo receberá o tema, e também após pesquisar e estudar fará os cartazes informativos para exposição na escola.

2)   Como poderemos ser mais inovadores? Exemplos.

R.: Sendo mais inovador promovendo mais eventos na escola para que haja mais interação, participação, respeito e oportunidades iguais, promovendo a paz entre o grupo escolar.

Exemplos: Observar a opinião dos alunos para que possam escolher juntos e desenvolverem as atividades com mais espontaneidade.

3)   Como fazer trabalhos mais produtivos e duradouros?

R.: Através do respeito e a conscientização do preceito norma, afastando o caráter essencialmente punitivo.

v  Círculos no Contexto Escolar
A importância no uso do círculo nas atividades escolares, em geral. (a partir da pág. 45)

v  Modelo transformativo (Ex.: a E.E. São Paulo – alunos em conflitos depredaram a escola – 12.09.2012)
Nas práticas restaurativas nas escolas devem-se envolver os alunos no processo de reflexão.(a partir da pág. 62)
ü  Dialogo
ü  Responsabilidade
ü  Reparação
ü  Individualização de conduta

v  Não vamos avançar com punição “ferro, ferro, fogo, fogo.”
v  Enxergar a humanidade do outro
A Justiça Restaurativa identifica as pessoas como vítima e reconhece as dimensões interpessoais como centro.

v  Assembleia Escolar
São ações importantes para resolver questões, e compartilhar construção de regras na escola, trazer os pais para participarem e a preparação de cartazes para motivação e responsabilidade.

A importância do uso do Círculo

ü  Espaço adequado de construção coletiva
ü  Através da reflexão
ü  Do confronto de ideias

         Elementos fundamentais dos Círculos – (bastão de fala)

ü  Cerimônia: abertura e encerramento
ü  Bastão de fala: peça de fala
ü  Facilitador: guardião
ü  Orientações: norteadores co-construídos
ü  Processo de tomada de decisão (consenso)

v  Dinâmica em grupo de estudo

Círculo do Dialogo com bastão

ü  Grupos
ü  Escolher o facilitador responsável em (abertura, sugerir tema, direciona o grupo, encerramento e o consenso)
ü  Tema
ü  Argumentação, diálogo, prevenção
ü  Consenso
ü  Encerramento
ü  Questionamentos – se foi bom.
ü  Importante ter respeito e observação dos sentimentos
Ø  Falar só quem esta com o bastão na mão
Ø  Os restantes só devem ouvir
Ø  O bastão deve completar o círculo, não deve ser interrompido
Ø  Anote suas dúvidas e ou questões
Ø  O grupo participante não pode se ausentar.



v  Atividades para o próximo encontro;

ü  Trazer experiência de círculo de diálogo aplicado na escola – mandar por e-mail Larissa.ornelas@gmail.com
ü  Observe, analise o ambiente de sua escola e ou instituição
ü  Como são as mensagens e avisos?
ü  Promovem a heteronímia ou a autonomia?
ü  Recrie o seu ambiente transformando-o num convite
ü   
v  Parada para o almoço

v  Dinâmica de relaxamento

v  Principais tópicos apresentados nas aulas.
(a partir pág.34)

v  Dinâmica em grupo de estudos

v  Como podemos melhorar a comunicação interna ou externa?
R.: Através de treino, da educação, sabendo ouvir e interpretar, e pensar sobre o comunicado. Pensar como passar a comunicação de forma clara e objetiva.

v  Como podemos comunicar através de grupos de forma mais eficaz?
R.: Saber qual o público alvo e ser objetivo na comunicação, se expressar com clareza. Sempre ter certeza do que vai informar.

v  Vídeo
Práticas Restaurativas
A história de seis rapazes adolescentes que queimaram uma ponte parte histórica da Cidade
Os envolvidos ficaram preso por alguns dias e houve a aplicação da Praticas Restaurativas.

v  Exercícios
ü  Leitura das págs. 38,39 e 40 e aplicar nas escolas

v  Atividades em folhas avulsas
ü  Reflexão das atividades e resolução dos mesmos no próximo encontro

v  Dinâmica de relaxamento – encerramento.

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