sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Justiça Restaurativa - CURSO


Material sobre trabalho corporal    – Tiago Collado Bastos – Psicólogo do Ministério Público




Respiração

Respirar é viver, respirar é um mecanismo natural do corpo humano que leva o oxigênio através do ar até os pulmões, onde será distribuído para todo o sangue e daí a todas as células do corpo. Observe um recém nascido respirando: quando o ar entra nos pulmões a barriga cresce, quando o ar sai a barriga murcha, demonstrando o uso do diafragma, que é o músculo próprio para empurrar o ar para dentro ou para fora.
Na respiração completa, primeiro o abdômen se expande, em seguida as costelas se afastam e por fim o peito se dilata. Através desse tipo de respiração o ar novo chega a todos os minúsculos alvéolos que formam o tecido dos seus pulmões, retirando deles o gás carbônico que precisa ser eliminado. A qualidade da respiração determina o bom ou mau funcionamento da estrutura física, mental e emocional do ser humano.
A pessoa que respira lenta e profundamente tende a ser mais confiante em si mesma e expressar-se com maior clareza.  É o tipo de respiração ideal para aqueles encarregados de mediar conflitos, pois dentre tantos benefícios, a respiração lenta e profunda promove a estabilidade emocional e a conseqüente sensação de paz. O sentimento de compaixão, assim como a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, aflora facilmente quando o corpo trabalha em harmonia, quando há oxigênio suficiente pra todas suas funções.
Por outro lado, a respiração rápida e superficial gera instabilidade, a pessoa muda de emoções bruscamente e tem reações inesperadas de ataques e defesa. Fantasias, pensamentos e sentimentos negativos, são comuns quando a respiração é curta, o que pode gerar insegurança e ansiedade exarcebadas, assim como intolerância e mau humor. Nesse quadro, o indivíduo tende a enxergar a parte em detrimento do todo.
Exercícios de Concentração

1. Sente-se numa posição confortável; pra facilitar sua concentração evite mover-se durante o exercício. Mentalmente conte, simultaneamente, de um até cento e oito, uma contagem crescente e de cento e oito até um, uma contagem decrescente: um, cento e oito / dois, cento e sete / três, cento e seis / quatro, cento e cinco.... Se você se perder no meio do exercício recomece a partir do um, cento e oito.
2. Em dupla conte alternadamente de um até três. Exemplo: João conta um, Maria conta dois, João conta três, Maria conta um,  João conta dois, Maria conta três... Quando a contagem ficar fácil crie um obstáculo da seguinte forma: a pessoa que falar o numero um irá sempre bater palma. Depois de algumas rodadas crie mais um obstáculo: a pessoa que fala o número dois vai sempre bater as mãos no peito. Depois de mais algumas rodadas crie outro obstáculo? A pessoa que fala o número três irá levar as duas mãos à cabeça!
3. Para aprimorar seu senso de equilíbrio físico e emocional, coloque os pés um na frente do outro, como se você estivesse sobre uma corda bamba. Junte a palma das mãos em frente ao peito e fixe os olhos num ponto à altura das sobrancelhas, certificando-se de que seu queixo esteja paralelo ao chão. Quando sentir estabilidade feche os olhos e permaneça assim o tempo que julgar conveniente. Repita o exercício trocando a posição entre o pé de trás e o pé da frente.


Alongamento
Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, promovem o estiramento das fibras musculares fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo, portanto, o alongamento dos músculos tem uma relação direta com o bom funcionamento das articulações do corpo.
Alongar-se é uma forma de manter o corpo saudável e prevenir os músculos de lesões e dores, assim como melhora a postura e a respiração. O praticante iniciante deve seguir as orientações de um professor experiente e após algum tempo de prática será capaz de realizar os exercícios sozinho.
Os alongamentos não têm contra indicações, desde que feitos da maneira correta. Podem ser feitos por homens e mulheres de todas as idades. As pessoas sedentárias podem beneficiar-se com a prática regular dos exercícios de alongamento, basta manter toda a atenção na parte trabalhado do corpo, como se nada mais existisse naquele momento. Se você pratica esportes e atividades físicas, alongue-se antes e principalmente depois das atividades, com o corpo ainda aquecido ou até quinze minutos após as atividades.
As dores lombares, queixa freqüente tanto entre sedentários como entre atletas, são conseqüência do encurtamento dos músculos das costas e músculos posteriores das coxas. Sempre que puder, ao acordar, faça uma série breve de alongamentos com duração de dez segundos em cada exercício, os movimentos devem ser sempre lentos e suaves.
A respiração é fundamental: quando se respira lenta e profundamente aumenta-se o relaxamento muscular. Respeite os limites do corpo, pois forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em alongar até ao limite, aos poucos você vai ganhar flexibilidade, basta manter a regularidade dos exercícios.
Os alongamentos podem ser feitos sempre que se sentir vontade, uma vez que relaxam o corpo e a mente. Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:

  Reduzem as tensões musculares;
 Aumenta a oxigenação do cérebro;
 Melhora a circulação sanguínea;
 Melhora a autoestima;
 Proporciona relaxamento;
 Melhora o funcionamento de todos os órgãos;
 Melhora a postura;
 Indicado contra o estresse;
 Aumenta a concentração;
 Fornece melhor qualidade de vida.



Trabalhando as articulações

Todos os exercícios devem ser feitos combinando esforço e conforto, preferencialmente com uma roupa que não aperte o corpo. A respiração lenta e profunda indica que os movimentos estão sendo executados corretamente. Sempre que houver sinais de dor ou desconforto recomenda-se diminuir a intensidade dos movimentos, caso o desconforto persista recomenda-se parar e descansar.

1. Manter os pés paralelos, afastados na largura do quadril. Os braços estendidos no prolongamento do corpo.
2. Gire o pescoço quatro vezes para um lado e depois quatro vezes para o outro lado.
3. Gire os dois ombros simultaneamente, quatro vezes para trás e depois quatro vezes para frente.
4. Com o cotovelo estendido, gire quatro vezes o braço direito (inicialmente os dedos da mão apontam para o chão, em seguida para frente, para cima, e para trás, descrevendo um movimento circular da frente para trás).
5. Repetir o movimento quatro vezes com o braço esquerdo.
6. Com o cotovelo estendido, gire quatro vezes o braço direito (inicialmente os dedos da mão apontam para o chão, em seguida para trás, para cima, e para frente, descrevendo um movimento circular de trás para frente).
7. Repetir o movimento quatro vezes com o braço esquerdo.
8. Com a palma das mãos na cintura, ou sobre a região lombar, gire o quadril quatro vezes para um lado e em seguida quatro vezes para o outro lado. Imagine-se desenhando um círculo com o quadril, quanto maior e mais redondo esse círculo, melhor.
9. Descanse a palma das mãos sobre os joelhos levemente flexionados, em seguida gire quatro vezes os dois joelhos. Repetir os quatro giros para o outro lado.
10. Com a planta do pé esquerdo no chão, toque a pontinha do pé direito no solo, em seguida gire o tornozelo direito quatro vezes para um lado e quatro vezes para o outro lado.
11. Com a planta do pé direito no chão, toque a pontinha do pé esquerdo no solo, em seguida gire o tornozelo direito quatro vezes para um lado e quatro vezes para o outro lado.
12. Junte as palmas das mãos em frente ao peito e gire os pulsos num sentido, depois no outro sentido.


Sequência sugerida de alongamentos

O tempo de permanência nas posturas de alongamento varia conforme o conforto de cada indivíduo. A partir de uma posição confortável e da respiração profunda os músculos relaxam espontaneamente, culminando na sensação de bem estar. Por outro lado, forçar o corpo durante o alongamento faz com que este se contráia, impossibilitando o alongamento.
Tudo que é feito com concentração é mais prazeroso, portanto, durante o alongamento, descarte momentaneamente suas preocupações. Se bem executados os exercícios de alongamento despertarão força e serenidade no praticante, que se torna gradualmente mais seguro e capaz de resolver os conflitos do dia a dia.

1. Manter os pés paralelos, afastados na largura do quadril. Os braços estendidos no prolongamento do corpo.
2. Alongamento dos braços: Como os cotovelos estendidos, entrelace os dedos das mãos e estenda os braços à frente, de forma que a palma das mãos aponte para frente, enquanto o dorso das mãos está apontando para seu tronco.
3. Espreguiçando-se: Ainda com os dedos das mãos entrelaçados, e os cotovelos estendidos, apontar a palma da mão para cima. Na medida de seu conforto, afaste os ombros das orelhas, ou seja, as mãos para cima e os ombros para baixo. Em seguida tracione os dois braços para trás das orelhas, mantendo o abdômen levemente contraído para não forçar a lombar ou arrebitar o bumbum. Por fim, erga os calcanhares do chão, equilibrando-se na ponta dos pés.
4. Movimento anti-stress: Desenlace os dedos das mãos, afaste os pés um pouco além da largura do quadril. Abandone os braços e gire a cintura de um lado para outro de forma que os braços soltos balancem, movimento semelhante à tromba de um elefante que mexe a cabeça de um lado para o outro.
5. Alongamento da lateral do tronco: Com os pés paralelos, afastados na largura do quadril, erga o braço direito para cima, suavemente incline o tronco para o lado esquerdo, mantendo o braço direito estendido para cima.
6. Alongamento da lateral do tronco: Com os pés paralelos, afastados na largura do quadril, erga o braço esquerdo para cima, suavemente incline o tronco para o lado direito, mantendo o braço direito estendido para cima.
7. Alongamento anterior: Manter os pés paralelos, afastados na largura do quadril. Os braços estendidos no prolongamento do corpo. Entrelaçar apenas os dedos polegares e com os cotovelos estendidos erguer os braços para cima, suavemente então, incline o troco para trás.
8. Trocar o enlace dos dedos polegares (se o polegar direito que estava por cima, por exemplo, colocar em seguida o polar esquerdo por cima) e repetir o movimento para trás com o tronco.
9. Pés paralelos na largura do quadril, os dois braços estendidos à frente, paralelos ao chão. Flexione o cotovelo esquerdo de forma que a mão esquerda se aproxime do peito. Sem mover o quadril, direcione o braço direito para trás e olhe para sua mão direita (braço direito paralelo ao chão e com o cotovelo estendido). Para que a torção seja efetiva é importante não mexer o quadril!
10. Pés paralelos na largura do quadril, os dois braços estendidos à frente, paralelos ao chão. Flexione o cotovelo direito de forma que a mão esquerda se aproxime do peito. Sem mover o quadril, direcione o braço esquerdo para trás e olhe para sua mão esquerda (braço esquerdo paralelo ao chão e com o cotovelo estendido). Para que a torção seja efetiva é importante não mexer o quadril!
11. Alongamento posterior: flexione os joelhos e tombe o tronco à frente. Se possível, estenda os joelhos em seguida. À medida que o corpo se soltar transfira o peso dos calcanhares para parte da frente dos pés, mantendo sempre toda a planta do pé no chão. Pessoas hiper-tensas, ou com histórico de pressão alta, devem evitar esse exercício.
12. Alongamento do antebraço: estenda o braço direito paralelo ao chão, palma da mão voltada para cima. Com ajuda da mão esquerda tracione os dedos da mão direita em direção ao tronco, de forma que os dedos da mão direita apontam para baixo, enquanto a palma da mão direita aponta para frente.
13. Alongamento do antebraço: estenda o braço esquerdo paralelo ao chão, palma da mão voltada para cima. Com ajuda da mão direita tracione os dedos da mão direita em direção ao tronco, de forma que os dedos da mão esquerda apontam para baixo, enquanto a palma da mão esquerda aponta para frente.
14. Alongamento do braço (tríceps): Flexione o cotovelo direito atrás da cabeça, com a mão esquerda segure o cotovelo direito, situado atrás da cabeça, criando uma leve tração para a esquerda. Repetir o mesmo procedimento para o outro lado.

Exercícios respiratórios / concentração

 Os benefícios advindos dos exercícios respiratórios serão proporcionais à disciplina do praticante, e ao prazer em executá-los. É preferível reservar um tempo mínimo todos os dias da semana a reservar um tempo maior apenas em alguns dias.

1. Sente-se com os olhos abertos ou fechados, a coluna ereta, os músculos do rosto à vontade. Sinta os cantos da boca bem leves, como se houvesse um esboço de sorriso ali. Mentalmente conte o tempo da sua inspiração, retenha os pulmões cheios durante o mesmo tempo da inspiração e por fim expire, também naquele mesmo tempo. Exemplo: uma pessoa que inspire em quatro segundos reterá os pulmões cheios de ar durante quatro segundos, por fim expirará em quatro segundos. O ciclo todo, portanto, demora doze segundos.
2. Sente-se com os olhos abertos ou fechados, a coluna ereta, os músculos do rosto à vontade. Sinta os cantos da boca bem leves, como se houvesse um esboço de sorriso ali. Suavemente contraia a garganta, de forma que a respiração passa a fazer um leve ruído, semelhante ao ressonar (roncar). Mantenha a garganta contraída enquanto for confortável. Concentre sua atenção nesse som, gradualmente a sucessão de pensamentos, imagens, lembranças desacelera e o poder de concentração aumenta.
3. Sente-se com os olhos abertos ou fechados, a coluna ereta, os músculos do rosto à vontade. Sinta os cantos da boca bem leves, como se houvesse um esboço de sorriso ali. Leve sua atenção para o ponto entre o lábio e a narina. Aceite a respiração do jeito que ela estiver (lenta ou rápida, profunda ou superficial), apenas observe, livre de qualquer intenção. Mantenha a atenção ali, gradualmente você começa a perceber a passagem do ar naquela região. Apenas observe, contemple; muitas distrações surgirão, evite dar sequência a elas ,assim que sua atenção se desviar do ponto entre o lábio e a narina traga-a de volta. Cada dia que passa o exercício fica mais fácil, seu poder de concentração aumenta!
BIBLIOGRAFIA
CONCEPÇÃO PSICOSSOMÁTICA, VISÃO ATUAL – JÚLIO DE MELO FILHO
O LIVRO DE YOGA E SAÚDE PARA MULHER - LINDA SPARROWE
A LUZ DO YOGA -  B.K.S IYENGAR
A ÁRVORE DO YOGA -  B.K.S IYENGAR
IYENGAR YOGA, POSTURAS PRINCIPAIS - B.K.S IYENGAR
ALGUNS SITES INTERESSANTES






Nenhum comentário:

Postar um comentário