Seqüência Didática
Objetivos:
· Construir a "ideia" de um Cubo a partir da planificação de nove
quadrados, sendo cinco faces obtidas a partir da primeira figura e uma face obtida a partir da segunda figura, ambas logo a seguir.
Conteúdos:
· Geometria Plana: Construção de um Quadrado 18 cm x 18
cm e subdividi-lo em quadrados de 6 cm x 6 cm (5 faces) e de um quadrado 8 cm x
8 cm (1 face) que será a Tampa;
· Medidas de Comprimento em centímetros, cm;
· Vinco de todos os quatro segmentos de reta (5 faces) e
vinco dos quatro segmentos correspondentes a Tampa;
· Vinco das diagonais dos quatro quadrados das
extremidades do quadrado 18 cm x 18 cm;
· Geometria Espacial: Forma tridimensional, hexaedro
(Cubo).
Anos:
· Qualquer série do Ensino Fundamental ou Médio.
Tempo necessário:
· Quatro aulas.
Material necessário:
· Folha de papel color-set, régua, tesoura escolar e
lápis.
Desenvolvimento:
· Planejar e assim quadricular a folha de color-set
sendo possível obter cinqüenta e quatro quadrados 6 cm x 6 cm, ou seja, 6
planificações e com as aparas é possível obter planificações das
correspondentes Tampas destes Cubos;
· Recortar nove quadrados de 18 cm x 18 cm de
comprimento e largura respectivamente e vincar seus quatro segmentos de reta;
· Vincar as diagonais dos quatro quadrados das
extremidades e dobrar para dentro do Cubo;
· Dobrar os quatro quadrados da extremidade de forma a
observar quatro triângulos retângulos voltados para dentro do Cubo e
· Iremos observar ainda no Plano a forma de um Polígono
com 8 lados, octógono.
Para Tampa:
· Riscar um quadrado de 8 cm x 8 cm, deixando 1 cm em
cada um dos quatro lados, ou seja, o quadrado correspondente a Tampa terá 6 cm
x 6m;
· Devemos picotar apenas um dos lados dos quatro
quadradinhos de 1 cm x 1cm e
· Vincar todos os quatro segmentos de reta.
Ao Professor:
· Se o professor achar que a Tampa esta um pouco
apertada ele pode aumentar o tamanho do quadrado para 6,5 cm x 6,5 cm, o que
descaracteriza a Forma Tridimensional, Cubo;
· De qualquer maneira teremos uma Forma Tridimensional
após o desenvolvimento desta dobradura;
· Somente utilizaremos cola para montarmos a Tampa
porque a “ideia” a ser trabalhada com os alunos é de produzir um Cartão para o
dia das Mães ou qualquer outra pessoa que amamos ou queremos homenagear.
e-mail: luciocarnauba@ibest.com.br
Núcleo Pedagógica da Diretoria de Osasco -
Professor Lúcio Mauro Carnaúba
- PCNP de Matemática do EF II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário