terça-feira, 15 de maio de 2012

Divulgação

Seminário: “Estratégias para compreender como aprende a criança com baixa visão, associada ou não a outras deficiências”, em parceria com o Setor de Visão  Subnormal do Departamento de Oftalmologia da Irmandade  Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, nos dias 1 e 2 de junho, no prédio do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado –CAPE.

Como o evento acontecerá em uma sexta-feira  e sábado não haverá convocação para os profissionais da rede estadual. Trata-se,  portanto de CONVITE.

PROGRAMAÇÃO:




Seminário: “Estratégias para compreender como aprende a criança com baixa visão, associada ou não a outras deficiências”


1 e 2 de Junho de 2012


Público alvo: professores e profissionais da rede estadual de ensino do estado de São Paulo
Data: 1 e 2 de Junho de 2012
Horário: 9 às 17hs
Local: auditório do CAPE – Endereço: Rua Pensilvânia, nº115 (fundos)/ 2º andar  - Brooklyn – São Paulo - SP
Organização: Centro Eva Lindstedt - Setor de Visão Subnormal do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e CAPE SP/ Secretaria da Educação do estado de São Paulo.
Apoio: Programa Perkins Internacional, da Perkins School for the Blind, Estados Unidos.
Palestrantes:
Ana Lúcia Pascali Rago e Luciana Pinto Cardoso, Fisioterapeutas do Setor de Visão Subnormal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 
Realização
CAPESecretaria Estadual de Educação de São Paulo
Centro Eva LindstedtSetor de Visão Subnormal do Departamento de Oftalmologia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Programa Internacional Perkins, da Perkins School for the Blind, EUA

Seminário: “Estratégias para compreender como aprende a criança com baixa visão, associada ou não a outras deficiências”

Programa
01 de junho de 2012
9h – Abertura - Professor Newton Oliveira de Resende - Diretor do CAPE
    Profª Tânia Regina Martins Resende – equipe de def. visual do CAPE
9h40 - A criança com deficiência visual e múltipla
§  Conceitos gerais: deficiência visual, baixa visão, cegueira, deficiência múltipla e surdocegueira/ Principais causas de baixa visão e deficiência múltipla
10h30 – Intervalo
11h - Implicações da deficiência visual e múltipla no desenvolvimento e aprendizagem
§  Aspectos a considerar ao avaliar crianças com deficiência múltipla/ A importância de se avaliar funcionalmente a visão
12h30 – Intervalo para Almoço
14h – Avaliação Funcional da Visão
§  Anamnese – a importante escuta da família
§  Compreendendo a avaliação das diferentes funções visuais
§  Avaliação das respostas visuais
§  Avaliação do ambiente
§  Consideração do uso de ajudas ópticas, não ópticas e eletrônicas
17h – Encerramento

02 de junho de 2012
9h – Avaliação do meio de aprendizagem I
§  O uso dos canais sensoriais para a aprendizagem
§  Avaliação dos canais sensoriais na criança com deficiência visual e múltipla
§  Atividade prática com vídeo – Avaliação e interpretação das respostas visuais
11h – Intervalo
11h20 – Avaliação do meio de aprendizagem II
§  Avaliação do meio de alfabetização
§  Estudo de caso
12h30 – Intervalo para Almoço
14h – Reflexões sobre as estratégias de ensino e estilos de aprendizagem, e recomendações gerais
§  Estratégias adequadas
§  Atividades sugeridas
§  Materiais necessários
16h – Avaliação do Seminário e encerramento

Informações e Inscrições: seminário.cape@gmail.com (Enviar a ficha de inscrição anexa preenchida para o email acima)
Prazo para inscrições: 29 de maio de 2012
Vagas: 200
GRATUITO

Currículo resumido dos palestrantes:
Ana Lúcia Pascali Rago
·         Especialização em educação de crianças e jovens com baixa visão e deficiência múltipla. Perkins School for the Blind. Watertown. Massachusetts. EUA. 2010
·         Pós-graduada em Psicopedagogia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Brasil. 2007.
·         Graduada em Fisioterapia. Faculdade de Medicina. Universidade de São Paulo. Brasil.1991.
·         Atividades profissionais
o   Coordenadora da equipe de Reabilitaçãol e dos Projetos Perkins Internacional e Fundação Lavelle no Setor de Visão Subnormal da Santa Casa de São Paulo
o   Coordenadora e supervisora do Curso para Terapeutas em Baixa Visão oferecido no Setor de Visão Subnormal da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
o   Consultora pelo programa Perkins Internacional em Baixa Visão e Deficiência Múltipla para escolas regulares e serviços de reabilitação.
o   Terapeuta de crianças com baixa visão e deficiência múltipla em idades de intervenção precoce, pré-escolar e escolar.

Luciana Pinto Cardoso
  • Graduação em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo, 1993

·         Pós-graduação em Educação de Pessoas com Deficiências Sensoriais e Múltiplas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2001

  • Formação no Método Bobath para tratamento de crianças com PC, 1998
  • Membro do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e Múltiplo Deficiente Sensorial e consultora na área de Baixa Visão desde 1998
  • Atividades profissionais desenvolvidas no Setor de Visão Subnormal da Santa Casa de São Paulo (1994 até o momento atual):
    • Terapeuta de crianças com Baixa Visão e Deficiência Múltipla em idades de intervenção precoce, pré-escolar e escolar
    • Supervisora do curso de aperfeiçoamento de Terapeuta em Baixa Visão
    • Consultora de projetos do Programa Perkins Internacional e Lavelle Fund for the Blind, nas áreas de Baixa Visão e Deficiência Múltipla
    • Consultora em Baixa Visão e Deficiência Múltipla para escolas e instituições, na capacitação de profissionais e apoio à inclusão escolar
Ana Lúcia e Luciana são autoras dos livros: “Posicionando a criança com distúrbio neuro-motor e baixa visão – guia para pais” e “Educação à vista, baixa visão na escola - guia de orientação” (materiais de distribuição gratuita).

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