domingo, 11 de março de 2012

LUSTOSA - PROJETOS/2012

Primeira Parte:

PROJETO RECREIO SEM VIOLÊNCIA COM BRINQUEDOS JOGOS E BRINCADEIRAS


1.   Definição do tema:

Recreio sem Violência com Brinquedos, Jogos e Brincadeiras.

2.   Justificativa:

No início do ano de 2012, foi observado pela Equipe Escolar que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivas, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores.
       
        O projeto destaque é o Recreio sem Violência Brinquedos Jogos
        e Brincadeiras, que consiste na prática atividades lúdico  
        durante o intervalo.  Uma das possíveis     alternativas para     
        modificar a violência na escola.

3.   Situação Problema:

Os alunos ficam correndo e gritando pelo pátio, retornam agitados para a sala de aula, dificultando a intervenção dos professores para manterem a ordem e darem continuidade ao ensino e aprendizagem num ambiente escolar onde a agressividade e a violência se fazem presentes.

4.   Metodologia:

Estratégias e atividades;

·         Pesquisa sobre o tema violência escolar;
·         Promoção de discussão com os professores e os alunos sobre o tema em estudo;
·         Prevenção com brincadeiras que facilitam a interação e socialização entre os participantes;
·         Alunos monitores com a responsabilidade de ajudarem na organização do Recreio sem Violência com Brinquedos e Brincadeiras;
·         Intervenção das professoras mediadoras promovendo atividades diversas (como exemplo produzir com alunos, professores e as mães, brinquedos com materiais de sucata) que desenvolvam a afetividade, a responsabilidade nos alunos com a valorização da vida e a paz.


5.   Objetivos:

·         Evitar correria no pátio, fazendo com que os alunos voltem menos agitados à sala de aula e não cometam violência;
·         Estimular nos alunos o gosto pela cooperação através do uso compartilhado dos brinquedos e dos jogos coordenados entre equipes;
·         Sensibilizar os alunos no uso de material de reciclagem para a construção de brinquedos;
·         Expor trabalhos realizados, reportagens, pesquisas e textos de interesses dos alunos;
·         Sensibilizar os alunos para a responsabilidade da conservação dos brinquedos, bem como a importância do trabalho coletivo na hora de guardá-los.
·         Promover jogos de socialização, jogos educativos e habilidades motoras;
·         Pesquisar parcerias para obtermos doações de brinquedos diversos.

6.   Recursos

·         Espaço: pátio, quadra e sala de mediação;
·         Equipamentos: rádio, microfone, caixa de som, máquinas fotográficas e filmadoras, computador, impressora.;
·         Materiais:
Ø    Brinquedos diversos: quebra-cabeça, bola, brinquedos de construção, musicais, de profissão, de pelúcia, bonecas, veículos, corda, jogo de memória, fantasias, varetas, fantoches, legos, etc.
Ø    Brinquedos para construção:
·                   Petecas = EVA, fitas coloridas, cola quente
·                   Amarelinha = caixas de papelão, tinta e pincel
·                   Boliche = garrafas pet e água com corante colorida
·                   Argola = garrafas pet
·                   Jogo de botão (futebol) = caixa de papelão e tampas de garrafas pet, tinta e pincel
·                   Jogo de dama = caixa de papelão e tampas de garrafas pet, tinta e pincel
Ø    Jogos e brincadeiras na quadra:
·                   Futebol,
·                   Queimada,
·                   Vôlei

7.   Destinatários: Alunos a partir do 5º ano

8.   Tempo de Aplicação: O ano letivo, no horário do intervalo

9.   Bibliografia:

- Violência na escola, um problema social – Patrícia Botelho
- A história do brinquedo – Cristina Von, Ed. Alegro.
- A arte de brincar, Adriana Friedmann, Ed. Vozes.
- Conflitos na escola: Modos de Transformar – Claudia Ceccon,
  Claudius Ceccon, Madza Ednir – CECIP

Nenhum comentário:

Postar um comentário