PROJETO RECREIO SEM VIOLÊNCIA COM BRINQUEDOS JOGOS E BRINCADEIRAS
1. Definição do tema:
Recreio sem Violência com Brinquedos, Jogos e Brincadeiras.
2. Justificativa:
No início do ano de 2012, foi observado pela Equipe Escolar que cada vez mais os alunos demonstram comportamentos e atitudes agressivas, ferindo tanto a integridade física, quanto psicológica de colegas e professores.
O projeto destaque é o Recreio sem Violência Brinquedos Jogos
e Brincadeiras, que consiste na prática atividades lúdico
durante o intervalo. Uma das possíveis alternativas para
modificar a violência na escola.
3. Situação Problema:
Os alunos ficam correndo e gritando pelo pátio, retornam agitados para a sala de aula, dificultando a intervenção dos professores para manterem a ordem e darem continuidade ao ensino e aprendizagem num ambiente escolar onde a agressividade e a violência se fazem presentes.
4. Metodologia:
Estratégias e atividades;
· Pesquisa sobre o tema violência escolar;
· Promoção de discussão com os professores e os alunos sobre o tema em estudo;
· Prevenção com brincadeiras que facilitam a interação e socialização entre os participantes;
· Alunos monitores com a responsabilidade de ajudarem na organização do Recreio sem Violência com Brinquedos e Brincadeiras;
· Intervenção das professoras mediadoras promovendo atividades diversas (como exemplo produzir com alunos, professores e as mães, brinquedos com materiais de sucata) que desenvolvam a afetividade, a responsabilidade nos alunos com a valorização da vida e a paz.
5. Objetivos:
· Evitar correria no pátio, fazendo com que os alunos voltem menos agitados à sala de aula e não cometam violência;
· Estimular nos alunos o gosto pela cooperação através do uso compartilhado dos brinquedos e dos jogos coordenados entre equipes;
· Sensibilizar os alunos no uso de material de reciclagem para a construção de brinquedos;
· Expor trabalhos realizados, reportagens, pesquisas e textos de interesses dos alunos;
· Sensibilizar os alunos para a responsabilidade da conservação dos brinquedos, bem como a importância do trabalho coletivo na hora de guardá-los.
· Promover jogos de socialização, jogos educativos e habilidades motoras;
· Pesquisar parcerias para obtermos doações de brinquedos diversos.
6. Recursos
· Espaço: pátio, quadra e sala de mediação;
· Equipamentos: rádio, microfone, caixa de som, máquinas fotográficas e filmadoras, computador, impressora.;
· Materiais:
Ø Brinquedos diversos: quebra-cabeça, bola, brinquedos de construção, musicais, de profissão, de pelúcia, bonecas, veículos, corda, jogo de memória, fantasias, varetas, fantoches, legos, etc.
Ø Brinquedos para construção:
· Petecas = EVA, fitas coloridas, cola quente
· Amarelinha = caixas de papelão, tinta e pincel
· Boliche = garrafas pet e água com corante colorida
· Argola = garrafas pet
· Jogo de botão (futebol) = caixa de papelão e tampas de garrafas pet, tinta e pincel
· Jogo de dama = caixa de papelão e tampas de garrafas pet, tinta e pincel
Ø Jogos e brincadeiras na quadra:
· Futebol,
· Queimada,
· Vôlei
7. Destinatários: Alunos a partir do 5º ano
8. Tempo de Aplicação: O ano letivo, no horário do intervalo
9. Bibliografia:
- Violência na escola, um problema social – Patrícia Botelho
- A história do brinquedo – Cristina Von, Ed. Alegro.
- A arte de brincar, Adriana Friedmann, Ed. Vozes.
- Conflitos na escola: Modos de Transformar – Claudia Ceccon,
Claudius Ceccon, Madza Ednir – CECIP
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