I Seminário Paulista sobre Transtornos e Distúrbios de Aprendizagem
Dia: 25/05/2013
Horário: 08h às 18h
Local: Av. Nossa Senhora de Sabará, 765 - Chácara Flora - São Paulo
E-mail: contato@creativeideias.com.br
Telefone: (21) 2577 8691 | (21) 3246 2904 | (21) 8832 6047 (oi) | (21) 8189 1109 (Tim)
Carga Horária do certificado de participação: 10 horas.
PÚBLICO ALVO:
Professores,
Psicólogos, Neurocientistas, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Pedagogos,
Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapeuta, Familiares, Mediadores (Estagiários, Monitores e/ou Facilitadores) e Estudantes de Graduação e/ou Pós e demais interessados no assunto, além de profissionais das áreas de saúde e educação.
PALESTRANTES:
Dislexia - Aspectos Neurológicos
Ementa:
Dr. Abram Topczewski - Mestre
em Neurologia pela FMUSP, Doutor em Neurociências pela FCMUNICAMP,
Neuropediatra do Hospital Albert Einstein, Diretor da Clínica de Enurese
no Hospital Albert Einstein, Vice Presidente da Associação Brasileira
de Dislexia (ABD) e Autor dos livros: Hiperatividade, Dislexia,
Cefaléia na infância e adolescência, Convulsões na Infância e
adolescência, Aprendizado e desabilidades, Xixi na cama nunca mais. CRM 16-245
Orientações para Pais e Professores sobre o TDAH
Ementa: O
TDA/H vem ganhando lugar na mídia, nos consultórios médicos,
psicológicos e psicopedagógicos, na educação e na tendência da moda
educacional e contemporânea: para tudo tem um nome, uma resposta, uma
certeza. Preencher é o lema! A ideia deste livro é o oposto destas
respostas prontas e dessas certezas estabelecidas. O momento educacional
contemporâneo nos convoca ao esvaziamento, deixar tantas certezas e
começar a nos interrogar: Por que crianças e jovens andam "hiperativos" e
desatentos?
A proposta não é fruto de pesquisa acadêmica (ainda)
e, sim, de uma experiência de um ?sujeito aluna-filha-mãe-educadora?
que vem sustentando seu desejo em falar da educação de um outro lugar,
um lugar de possibilidade, de alguém que se implica no processo de
educar, que escuta, que observa e, principalmente, de alguém
incompleto, que se mantém em movimento, apesar de suas dificuldades. É a
possibilidade de um (re)encontro com nossa (des)atenção diária diante
do aumento aceito considerável de crianças e jovens ?diagnosticadas? e
nomeadas muitas vezes por pais e professores como ?portadores? de TDAH.
Jane Patricia Haddad - Mestranda
em Educação (pela Universidade TUIUTI em Curitiba-PR); Pedagoga
(PUC-MG) com especialização em Psicopedagogia (UNI-BH); Docência do
Ensino Superior pela (Newton Paiva) ; Formação em Psicanálise ( Círculo
Psicanalítico de Minas Gerais); Psicanálise Hospitalar (Hospital Mater
Dei - MG). Atuou por mais de 22 anos em Escolas como Professora,
Coordenadora Pedagógica e Diretora. Uma das fundadoras do Arbórea
Instituto em Belo Horizonte. Atua também em sua Clínica Bio Center além
de outras atividades. É colunista na Direcional Escolas e Autora dos
livros: Educação e Psicanálise: Vazio existencial e O Que Quer a Escola:
Novos Olhares resultam em Outras Práticas, ambos publicados pela
editora wak no Rio de Janeiro.
Discalculia
Ementa:
Quézia Bombonatto - Bacharel
em Matemática; Fonoaudióloga; Especialista em Psicopedagogia;
Presidente Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp e autora
dos livros: "História da Psicopedagogia e da ABPp no Brasil" e do
"Temas Interdisciplinares na Educação", editados pela WAK.
Transtornos
Emocionais no Processo de Aprendizagem: os problemas psicológicos e sua
interferência em sala de aula na Educação Infantil
Ementa:
Apresentar um novo olhar sobre as questões emocionais que envolvem o
desenvolvimento da criança e jovens, e como estes transtornos afetam o
desempenho escolar. Muitas vezes estes transtornos podem ser confundidos
com outros que afetam a aprendizagem. Apresentar um modelo de
relacionamento afetivo emocional, das etapas do desenvolvimento humano,
para que o educador possa compreender o que acontece, tanto com ele
quanto com seus alunos.
Dirceu Moreira -
Psicólogo (Univ. São Marcos), Pedagogo (Unicastelo), Dr. Honoris causa
em psicologia das relações humanas - University Of the European People e
Univesidade Del Pueblo de Europa-Malaga Espanha, formação em análise
transacional e Pratictionner em PNL e outros cursos.
Psicoterapeuta, autor de 13 livros e Colunista e autor de vários
artigos publicados em sites, jornais, colaborador da revista
Aprendizagem e da Direcional Educador.
A proposta não é fruto de pesquisa acadêmica (ainda) e, sim, de uma experiência de um ?sujeito aluna-filha-mãe-educadora? que vem sustentando seu desejo em falar da educação de um outro lugar, um lugar de possibilidade, de alguém que se implica no processo de educar, que escuta, que observa e, principalmente, de alguém incompleto, que se mantém em movimento, apesar de suas dificuldades. É a possibilidade de um (re)encontro com nossa (des)atenção diária diante do aumento aceito considerável de crianças e jovens ?diagnosticadas? e nomeadas muitas vezes por pais e professores como ?portadores? de TDAH.
Nenhum comentário:
Postar um comentário