ONU destaca na Rio+20 cadernos escolares da Educação de SP entre exemplos de compra sustentável
Publicação
do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) distribuída
no evento traz estudos sobre oito ações desenvolvidas em diferentes
países que tiveram
impacto positivo em prol da preservação do planeta
Aquisição
de materiais de papel reciclado do kit escolar e sua distribuição aos
alunos da rede estadual de ensino no início do ano letivo são ações
realizadas pela FDE (Fundação
para o Desenvolvimento da Educação) desde 2008
Uma
iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está entre
os exemplos mundiais de aquisição pública sustentável compilados em uma
publicação produzida pelo
Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), distribuída na
Conferência Rio+20. O material traz estudos sobre oito ações
desenvolvidas em diferentes países e o impacto positivo gerado em prol
da preservação do planeta. O exemplo brasileiro trata
da compra de cadernos feitos de papel reciclado que compõem o kit
escolar distribuído aos alunos da rede estadual de ensino no início do
ano letivo, ação realizada pela Fundação para o Desenvolvimento da
Educação (FDE) desde 2008. A publicação pode ser conferida
no portal da Secretaria (www.educacao.sp.gov.br).
O estudo foi desenvolvido pela consultoria francesa
Factea Durable - Conseil en développement durable, sob supervisão
do PNUMA, e analisou o impacto da iniciativa da Secretaria da Educação
com base em números de 2011. Na ocasião, foram distribuídos pela FDE 3,8
milhões de kits escolares aos estudantes
do ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, com
investimento de R$ 79,3 milhões. Em cada kit, foi incluso um caderno
produzido com papel reciclado, totalizando 3,8 milhões de exemplares, o
que representou um aporte de R$ 15,8 milhões.
Segundo
a avaliação feita pela consultoria francesa, a aquisição do material
pela Pasta permitiu uma economia de 8.829 m³ de água (mais de 8 milhões
de litros) e 241 kg de
organo-halogenados (compostos químicos que são utilizados na fabricação
do papel e causam danos à camada de ozônio), além da reciclagem de
1.766 toneladas de lixo. Cabe ressaltar que 60% do caderno distribuído
aos alunos da rede estadual é feito de fibras
de papel reciclado, enquanto a porcentagem mínima determinada pela
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABTN) é de 50%.
Impacto ambiental por tonelada de papel produzida
Tipo
|
|
Consumo de água
|
|
Consumo de energia
|
|
Produção de lixo
|
|
Compostos
organo-halogenados
|
||||
Papel virgem
|
|
15 m³
|
|
9.600 kWh
|
|
1.500 kg
|
|
280 g
|
||||
Papel reciclado
|
|
8 m³
|
|
3.600 kWh
|
|
100 kg
|
|
50 g
|
||||
Fonte: Pollution Prevention in the paper industry, Regional Activity Centre for leaner Production
(Centre d’activités régionales pour la production propre).
A
publicação aponta ainda que a iniciativa da Secretaria também teve
impactos positivos de caráter social e econômico. A aquisição de
cadernos feitos de papel reciclado não
só reduz a necessidade de matéria-prima, como contribui para a
diminuição dos lixões a céu aberto e para a geração de renda aos
catadores que vivem da coleta de materiais recicláveis, atividade que
congrega 140 mil pessoas só no Estado de São Paulo.
A
ação também corrobora para manter a atividade industrial aquecida e
consequentemente garantir emprego aos trabalhadores no segmento. Um
estudo feito em 2006 pela FDE, com
auxílio de associações do setor, revelou que a produção de material
escolar apresenta uma queda significativa entre março e outubro por
conta da baixa demanda. Com isso, a Fundação passou a programar a
fabricação e distribuição dos kits da rede estadual entre
os meses de julho e janeiro. Dessa forma, não só auxiliou na manutenção
da atividade industrial nesse período, como também teve condições de
negociar e obter um melhor preço pelo produto, gerando economia aos
cofres públicos. Em 2008, segundo dados da Associação
Brasileira de Celulose de Papel (Bracelpa), a quantidade de cadernos
adquirida pela FDE representava 10% da produção de papel no Brasil.
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