PRIMEIRAMENTE
PASSAR PARA O GRUPO GESTOR ESTA NOVA FILOSOFIA, ELABORANDO METAS E
ESTRATÉGIAS A CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, BUSCANDO NA COMUNIDADE UMA
PARCERIA ATIVA PARA ESTA NOVA TRANSAÇÃO.
PARTICIPAÇÃO FUNDAMENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR.
FORMAR PARCERIA COM UMA REDE DE ATENDIMENTO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE.
JUNTOS TRABALHAR NA PREVENÇÃO E SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS MAIS EMINENTES NA COMUNIDADE.
BUSCANDO A RESPONSABILIDADE DAS PARTES AFETADAS.
REINTEGRAR A PESSOA NA COMUNIDADE PARA EVITAR NOVOS CONFLITOS.
AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS SÃO ATITUDES QUE AJUDAM OS ALUNOS A TEREM O MELHOR CONVÍVIO NA SOCIEDADE NUM TODO.
OS OBJETIVOS DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS:
AJUDAR NA SEGURANÇA DA COMUNIDADE ESCOLAR;
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS NAS PESSOAS, FORTALECENDO A PERSONALIDADE;
TRABALHAR OS VALORES HUMANOS;
RESTAURAR A RELAÇÃO AFETADA PELO CONFLITO;
RESPONSABILIDADE PELOS ATOS.
DEVEMOS
USAR AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NAS ESCOLAS, PARA UMA MELHORIA NOS
RELACIONAMENTOS, CONTRIBUINDO PARA CONSTRUÇÃO DE CULTURA DE PAZ.
AS
REUNIÕES RESTAURATIVAS ENTRE AS PARTES ENVOLVIDAS: PROFESSOR E ALUNO,
ALUNO E PROFESSOR, PAIS E PROFESSORES. O QUAL É FEITO O LEVANTAMENTO DE
HISTÓRICO DAS PARTES EM CADA UM EXPRESSA A SUA “SUPOSTA VERDADE”.
CÍRCULO
RESTAURATIVO – ENVOLVER OUTRAS PESSOAS DA ESCOLA, DA FAMÍLIA OU DA
COMUNIDADE, INSTITUIÇÕES HABILITADAS COM O INTUITO DE SOLUCIONAR OS
CONFLITOS E REEDUCAR PARA A NÃO VIOLÊNCIA.
CULTURA PUNITIVA – IDENTIFICAR QUEM ERROU.
DISCIPLINAR À FORÇA.
MANTER O CONTROLE.
CULTURA RESTAURATIVA – IDENTIFICAR NECESSIDADES NÃO ATENDIDAS, RESTAURAR A HARMONIA DOS ENVOLVIDOS.
RESTABELECER O EQUILIBRIO.
O
PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS RESTAURATIVAS NÃO É UM PROCESSO
RÁPIDO, É NECESSÁRIO PACIÊNCIA PARA ALCANÇAR OS RESULTADOS. MAS É
POSSÍVEL CONSCIENTIZAR ESSAS PRÁTICAS COM UMA NOVA FILOSOFIA NA
DISCIPLINA ESCOLAR, POIS AS PRÁTICAS RESTAURATIVAS MELHORAM A SEGURANÇA
ESCOLAR, DESENVOLVE NOS ALUNOS PENSAMENTOS CRÍTICOS, MELHORA O AMBIENTE
EM SALA DE AULA E INCENTIVA O COMPORTAMENTO RESPEITOSO COM OS
COLABORADORES DAS ESCOLAS.
TEMA: JUSTIÇA RESTAURATIVA
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