Com a participação esperada de cerca de 20 milhões de alunos de todo o país, 9ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é marcada pelo aumento do número de bolsistas para o Programa de Iniciação Científica (PIC-OBMEP) e pelo lançamento dos Clubes de Matemática.
Estimular o estudo da matemática entre alunos de escolas públicas e revelar talentos são os principais objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), cujas inscrições, neste ano, serão abertas nesta segunda-feira, 18 de fevereiro. Qualquer escola pública pode inscrever seus alunos de acordo com os níveis de participação na Olimpíada: nível 1: 6º e 7º ano do ensino fundamental; nível 2: 8º e 9º ano do ensino fundamental; e nível 3: 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. As inscrições devem ser feitas pelas escolas entre os dias 18 de fevereiro e 5 de abril no site da Olimpíada: www.obmep.org.br
As provas da 1ª fase da 9ª edição da OBMEP serão no dia 4 de junho, terça-feira, em horário a ser definido pelas próprias escolas. Os alunos de cada escola com melhor desempenho na 1ª fase (de acordo com os critérios estipulados no regulamento da OBMEP 2013) se classificam para a 2ª fase, cujas provas serão no dia 14 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), em locais a serem definidos. No dia 29 de novembro, serão divulgados os premiados da OBMEP 2013, sendo 6.000 medalhistas (500 medalhistas de ouro, 900 medalhistas de prata e 4.600 medalhistas de bronze) e cerca de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Os 6.000 medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC-OBMEP) que será realizado no ano seguinte.
Clubes de Matemática – Além do aumento do número de medalhistas e, por conseguinte, de alunos bolsistas que poderão participar do PIC 2013, a 9ª edição da OBMEP também traz como novidade o lançamento dos Clubes de Matemática, que têm como objetivo disseminar o estudo da disciplina; incentivar o desenvolvimento intelectual dos participantes; e desmistificar ideias preconcebidas relativas à matemática, mostrando como ela pode ser interessante, desafiadora e divertida. Alunos de todo o país podem formar Clubes Olímpicos de Matemática e inscrevê-los no blog http://clubes.obmep.org.br/blog.
Sobre a OBMEP – Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é um projeto do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Participaram da última edição da OBMEP, em 2012, mais de 19 milhões de alunos de 46.728 escolas, que abrangem 99.42% dos municípios brasileiros.
Além de produzir e disponibilizar pela internet material didático de qualidade, a OBMEP tem programas de iniciação científica voltados para alunos do ensino fundamental e médio (PIC), e do ensino superior (PICME). Outros programas da OBMEP são o Preparação Especial para Competições Internacionais (PECI) e o Programa Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI).
Informações sobre a OBMEP e os programas correlacionados estão em www.obmep.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário