quinta-feira, 31 de julho de 2014

Inclusão


São Paulo: Feira + Fórum REABILITAÇÃO 2014

A 12º Reabilitação Feira + Fórum nos dias 13 a 15 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, local certificado com o selo da acessibilidade, amplia seu portfólio nesta edição trazendo inovações para toda a cadeia da reabilitação.




A 12º Reabilitação Feira + Fórum nos dias 13 a 15 de agosto, no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, local certificado com o selo da acessibilidade, amplia seu portfólio nesta edição trazendo inovações para...

MUNDODAINCLUSAO.COM.BR
 

"O ensino pelo exemplo" - Muito Interessante!

Todos Pela Educação - Página Oficial

Opinião sobre combate ao bullying nas escolas: “Não adianta criar leis se, no dia a dia da Escola, não se ensina alteridade, empatia e compaixão. É preciso transformar a escola em um ambiente, do ponto de vista socioemocional, seguro para os alunos.”
Confira o artigo da educadora Joísa de Abreu “O ensino pelo exemplo”, para o jornal Estado de Minas (MG): goo.gl/c6tgUs

CNJ - Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura. É também um órgão não-jurisdicacional, ou seja, é uma entidade pública, com funções jurídico-administrativas, que não integra o Poder Judiciário. O artigo 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandato de três anos, permitida uma recondução. Conheça o aplicativo Proteja Brasil que, a partir da localização do usuário indica telefones e endereços dos conselhos tutelares além de delegacias especializadas e organizações que combatem a violência contra a infância e adolescência.


O Conselho Tutelar é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura. É também um órgão não-jurisdicacional, ou seja, é uma entidade pública, com funções jurídico-administrativas, que não integra o Poder Judiciário. O artigo 132 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar composto por cinco membros, escolhidos pela comunidade por eleição direta para mandato de três anos, permitida uma recondução. Conheça o aplicativo Proteja Brasil que, a partir da localização do usuário indica telefones e endereços dos conselhos tutelares além de delegacias especializadas e organizações que combatem a violência contra a infância e adolescência. http://www.protejabrasil.com.br/br/
 

terça-feira, 29 de julho de 2014

"Dia Mundial das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas"

"Dia 30 de julho será o primeiro Dia Mundial das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas."


Dia 30 de julho será o primeiro Dia Mundial das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas. A data está chegando e gostaríamos de convidá-l@ a participar da campanha do #CoraçãoAzul. É um gesto simples, mas oferece, simbolicamente, a esperança para as milhares de vítimas de tráfico de pessoas.

Participe da campanha e mostre sua solidariedade com as vítimas deste terrível crime. Compartilhe suas fotos fazendo um coração com as mãos e use #iGiveHope #CoraçãoAzul. Chame seus amigos e junte-se a nós.

Via Ministério da Justiça
Dia 30 de julho será o primeiro Dia Mundial das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas. A data está chegando e gostaríamos de convidá-l@ a participar da camp...

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Projetos para Juventude!

Uma boa oportunidade para quem está em São Paulo! Um bate papo com os jovens sobre os desafios que enfrentam nas áreas social e profissional. Clique aqui e faça já a sua inscrição --->

sábado, 26 de julho de 2014

BULLYING - CNJ

Jovens que sofrem bullying demonstram baixa autoestima, insegurança, estresse e podem até cometer suicídio. A prevenção tem de ser feita hoje para que as marcas não fiquem para sempre. Combata esse mal! Saiba mais sobre a nossa campanha contra o bullying no portal do CNJ:http://bit.ly/1dX90v4.
Jovens que sofrem bullying demonstram baixa autoestima, insegurança, estresse e podem até cometer suicídio. A prevenção tem de ser feita hoje para que as marcas não fiquem para sempre. Combata esse mal! Saiba mais sobre a nossa campanha contra o bullying no portal do CNJ: http://bit.ly/1dX90v4.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Curso: "A Escola no Combate ao Trabalho Infantil" - Informações

Iniciaremos em agosto de 2014 mais uma edição do Curso Online “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” e você é nosso(a) convidado(a)! A iniciativa é desenvolvida pela Fundação Telefônica, através do Promenino (www.promenino.org.br), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (www.mpt.gov.br), contando com a gestão executiva do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor – CEATS (www.ceats.org.br), da Fundação Instituto de Administração – FIA (www.fia.com.br). 


O curso, totalmente online e gratuito, é oferecido aos educadores das escolas públicas brasileiras, e tem como objetivo contribuir para a efetivação da Lei Federal 11.525, que incluiu, no currículo do ensino fundamental, conteúdos que tratem dos direitos de crianças e adolescentes, tendo como referência o Estatuto da Criança e do Adolescente. 


O foco da capacitação é informar, formar e mobilizar educadores, alunos e comunidades para que atuem no combate ao trabalho infantil em nosso país, tanto em ações diretas, quanto na formação de uma cultura de direitos em que o trabalho infantil não seja aceito como natural e positivo. 


Com três meses de duração e 60 horas de carga horária, o curso conta com vídeo aulas gravadas por grandes especialistas em direitos e deveres de crianças e adolescentes, parte deles, inclusive, redatores do ECA.  Aqueles que completarem os seis módulos do curso receberão certificado emitido pela Faculdade FIA de Administração e Negócios.


A formação se inicia em 19 de agosto próximo, e as inscrições estão abertas. A disponibilidade de vagas depende de cada região do país.  

Para se inscrever clique no link abaixo, ou copie o mesmo e cole na barra de endereços do programa que usa para acessar a internet. 





Caso você esteja inscrito na Rede Promenino, será solicitada a sua senha nesta rede. Caso não se lembre dela, clique em “Esqueci minha senha”, e a receberá pelo seu e-mail. 


FIQUE ATENTO: os selecionados receberão um e-mail confirmando a matrícula entre 1 e 10 de agosto.


Importante: são necessárias, em média, 4 horas semanais de dedicação ao curso. Somente solicite a sua inscrição se você realmente tiver condições de realizá-lo. Muitos educadores de todo o Brasil estão interessados e o número de vagas é insuficiente para atender a todos.



Veja mais detalhes sobre o curso no hotsite do projeto http://www.promenino.org.br/Cursos/a-escola-no-combate-ao-trabalho-infantil-ecti.  Para qualquer dúvida, utilize o e-mail do curso: ecti6@promenino.org.br Nossa equipe está à disposição para ajuda-lo(a) por este e-mail. 


Ajude-nos a divulgar o curso compartilhando este convite com seus amigos educadores e em suas redes sociais. Desde já, muito obrigado.


                                                                                                                                               


     Fundação Telefônica | Vivo

Ariano Suassuna

Nossa homenagem é só um pequeno exemplo do grande legado que esse escritor nos deixa! 

Nossa homenagem é só um pequeno exemplo do grande legado que esse escritor nos deixa! 
#ArianoSuassuna <3 󾌹
 

terça-feira, 22 de julho de 2014

Projeto: Respeito à diversidade na escola

Projeto: Respeito à diversidade na escola

Objetivos

- Geral Estimular intervenções individuais e coletivas contra atitudes preconceituosas. 
- Para a equipe diretiva e a coordenação pedagógica Criar condições necessárias para que as ações sejam realizadas. 
- Para os professores Definir conteúdos, atividades e abordagens metodológicas que tratem a cultura negra de modo transdisciplinar. 
- Para os alunos Compreender a diversidade étnico-racial e respeitá-la. 
- Para os funcionários Participar de ações educativas que visam melhorar o comportamento de todos com relação à diversidade. 
- Para os pais Colaborar com as ações propostas pela escola e, assim, desenvolver atitudes de respeito à diversidade étnica e racial. 

Conteúdos de Gestão Escolar
- Administrativo Levantamento dos perfis dos alunos, elaboração de questionários, tabulação dos dados e organização de atividades. 
- Comunidade Estímulo à reflexão sobre o tema. 
- Aprendizagem Estudo da cultura afrobrasileira e das semelhanças e diferenças entre grupos étnicos existentes na escola. Elaboração de estratégias de combate à discriminação para a formação continuada dos professores. 

Tempo estimado
Um ano. 

Material necessário
Livros didáticos e de literatura, filmes, murais, sequências didáticas, caderno de anotações compartilhado entre todos, questionários de diagnóstico, acompanhamento e avaliação. 

Desenvolvimento
1ª etapa Diagnóstico
Com base nas fichas de matrícula dos alunos e entrevistas iniciais feitas com os pais, prepare um levantamento do perfil dos alunos da escola. Reserve um horário de formação para apresentar aos professores esse material e leve também os relatos das atitudes preconceituosas observadas na escola sem dar nomes nem fazer julgamentos. Peça que todos respondam a um questionário com perguntas sobre a cultura negra e o modo como o racismo se manifesta. Todas as informações devem ser tabuladas e servirão de base para o planejamento pedagógico. 

2ª etapa Participação dos funcionários 
Todos devem ser envolvidos no projeto desde o início. Marque uma reunião com os funcionários do serviço de apoio para falar sobre o trabalho que será desenvolvido na escola. Afirme que a participação deles é fundamental para que a escola se torne um lugar de respeito à diversidade. Peça que os diferentes grupos de funcionários escolham uma maneira de participar e elaborem uma ação pontual sobre o tema. No CMEB Mário Leal Silva, cada grupo ganhou um mural para desenvolver o trabalho. As merendeiras, por exemplo, preencheram o espaço com receitas africanas que passaram a preparar na cantina. 

3ª etapa Envolvimento dos pais
As perguntas a respeito do racismo na escola devem ser feitas também aos pais para que eles relatem situações nas quais eles ou os filhos vivenciaram situações discriminatórias. Mande um questionário para que eles respondam em casa. Tabule os resultados e exponha-os em uma reunião do Conselho Escolar, onde todos podem debater o assunto e pensar em maneiras de evitar que atitudes preconceituosas voltem a ocorrer. Pelo menos duas vezes ao ano, promova um encontro de pais e peça que cada um traga elementos de sua cultura (como objetos de artesanato) para que sejam compartilhados com o grupo. Discuta a responsabilidade que todos têm na manutenção de um convívio sem preconceitos e exponha as ações que a escola desenvolve contra a discriminação. 


4ª etapa Encontros de estudo
Com a análise dos diversos questionários que foram feitos, agende reuniões com a equipe pedagógica para discutir um plano de trabalho e elaborar propostas. No início, apresente um trecho de um filme que tenha alguma situação de preconceito. No CMEB Mário Leal Silva, a diretora, Mônica Louvem, apresentou O Triunfo, que trata da hostilização contra alunos pobres e negros e das ações de um professor para mudar isso. Debata as soluções encontradas pelo personagem. O obejtivo é fazer com que o grupo formule sugestões para serem colocadas em prática. Devem surgir algumas ideias, como eleger um dia da semana para o estudo de diferentes culturas - africana, europeia, oriental ou indígena - ou ainda promover momentos de leitura em conjunto com alunos e funcionários para a compreensão da diversidade étnica. 

5ª etapa Definição de conteúdos disciplinares
Sob a orientação do coordenador pedagógico, os professores devem introduzir conteúdos ligados à cultura africana no planejamento das aulas, como a leitura de textos e a análise de pinturas e desenhos e a posterior produção (que pode ser exposta nos murais da escola). Outra sugestão é oferecer atividades pedagógicas no contraturno. 

6ª etapa Documentação e acompanhamento 
A equipe de gestão deve acompanhar de perto as atividades. Ao longo do projeto, os relatos de pais, funcionários e professores devem ser registrados em um caderno de anotações que será compartilhado entre todos. Os alunos podem documentar as medidas que consideram importantes para combater o preconceito. Sempre que houver manifestações de racismo, é importante fazer uma reunião com os envolvidos - sejam eles professores, pais, funcionários ou alunos. O diálogo entre as partes, com intermediacão de uma terceira pessoa, é a melhor solução para os problemas de discriminação. 


Avaliação
As atitudes preconceituosas devem diminuir na escola. Ao fim de um período, toda a comunidade pode responder a um novo questionário: que contribuições o projeto está trazendo para o trabalho e o cotidiano? Que mudanças foram observadas? Quais atividades você considera de maior relevância? As respostas servirão de orientação para novas práticas.

O perfil do mediador de conflitos na escola

O perfil do mediador de conflitos na escola

Todos os profissionais de uma escola devem saber lidar com desavenças. No entanto, alguns se especializam nessa função. Conheça as principais características dos mediadores, responsáveis por tentar solucionar conflitos por meio do diálogo

Quando se trata de relações humanas, é impossível que, vez ou outra, não se tenha conflitos. E a escola não escapa dessa lógica. Casos de indisciplina, violência e desentendimentos entre alunos podem ocorrer - e de fato ocorrem. Nesse contexto, muitas instituições criaram a figura do mediador, que pode ser um aluno, professor, gestor ou funcionário, capacitado para abrir um caminho de diálogo entre os envolvidos em um conflito para tentar solucioná-lo de forma pacífica.
O mediador deve passar por uma capacitação. Esse processo pode envolver cursos sobre prevenção da violência, ética e princípios de mediação feitos em instituições especializadas em mediação ou oferecidos pelo governo ou ONGs.

A escolha de quem assume o cargo varia de escola para escola ou de secretaria para secretaria. No entanto, é ideal que se priorize os voluntários. "Essa pessoa deve levantar a mão para fazer isso. Ela, geralmente, tem uma disposição interna para realizar esse trabalho", diz Celia Bernardes, psicóloga e coordenadora de projetos de capacitação do Instituto de Mediação Transformativa. "A pessoa que tem um determinado perfil, como ser um bom ouvinte, é a que, normalmente, acaba se identificando mais com a atividade", afirma.
Veja as principais características e habilidades de um bom mediador e com quais conceitos de mediação ele deve estar familiarizado.
Características de um bom mediador
Ser bom ouvinte
Antes de tudo, o mediador deve saber ouvir. "É importante que o mediador escute e entenda o que o outro diz. Não é buscar a verdade, mas tentar compreender, no discurso dos envolvidos, a leitura que cada um faz do que aconteceu", explica Catarina Iavelberg, assessora psicoeducacional e colunista de GESTÃO ESCOLAR. Para isso, ele deve saber devolver para o outro o que compreendeu e confirmar se isso está certo.
Ser capaz de estabelecer um diálogo
Um profissional que exerça a função de mediador deve ser capaz de conseguir criar um contexto de comunicação que facilite a expressão das pessoas envolvidas no conflito. Ele deve deixar as pessoas confortáveis para falar, sem que se sintam julgadas ou previamente apontadas como culpados.
Ser sociável
Em geral, um mediador de conflitos em uma escola tem facilidade de se aproximar dos membros da comunidade escolar, conquistando sua confiança.
Ser imparcial
Ainda que conhecer os envolvidos seja um bom aspecto, isso não pode interferir na imparcialidade do mediador. Por exemplo, quando ele é chamado para interceder num caso de um aluno que constantemente tem uma atitude inadequada, ele deve avaliar se está tomando partido de um dos lados previamente. "Se o mediador não souber separar, ele já vai pressupor que esse estudante é o culpado", diz Celia Bernardes.
Ter cuidado com as palavras
As palavras que o profissional usa para mediar um conflito também são importantes. Segundo a pedagoga Adriana Ramos, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Moral da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquisa Filho" (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a linguagem descritiva, expondo todos os fatos sem juízo de valor, favorece que os envolvidos percebam o que está acontecendo e não julguem a personalidade do outro.
Ter uma postura educativa
Um mediador não deve adotar a postura de que resolverá o conflito. O papel dele é ajudar os alunos a compreenderem como eles podem resolver a situação por conta própria. "A escola tem de investir em um projeto educacional que preveja que os alunos, ao longo da escolaridade, sejam capazes de socializar e mediar os próprios conflitos", explica Catarina Iavelberg.
Trabalhar com o paradigma da responsabilização
Além de ter as habilidades já citadas e ser capacitado continuamente para exercer essa função dentro de uma escola, o mediador deve mudar seu paradigma de punição dos envolvidos para o de responsabilização. Isso significa que, em vez de aplicar uma sanção (como uma advertência, suspensão etc.), ele deve fazer com que os envolvidos assumam a responsabilidade por seus atos, corrigindo-os sempre que possível (pedido de desculpas, reforma de equipamento depredado etc.).

Fonte: http://gestaoescolar.abril.com.br/comunidade/perfil-mediador-conflitos-escola-750645.shtml

Credenciamento PMEC

Credenciamento para Professor Mediador Escolar e Comunitário 2014
A Dirigente Regional de Ensino torna pública a abertura de inscrição específica para o credenciamento de docentes, interessados em atuar no ano de 2014, nas Escolas da Diretoria de Ensino - Região de Osasco, para desempenhar as atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário, nos termos da Resolução SE-19/2010; Resolução 03/2011, alterada pela SE 10/2012; Resolução SE nº 75/2013 e Portaria CGRH 03/2012.
DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO:
a)      Estar devidamente inscrito/classificado  para o processo de atribuição de classes/aulas 2014, na Diretoria de Ensino – Osasco, e também ter optado junto ao sistema GDAE para atuar nos Projetos da Pasta;
b)      Ser titular de cargo docente da disciplina de Psicologia, que se encontre na condição de adido, classificado na própria escola, sem descaracterizar essa condição;
c)       Ser titular de cargo docente da disciplina de Psicologia, que se encontre na condição de adido, classificado em outra unidade escolar da mesma Diretoria de Ensino, sem descaracterizar essa condição;
d)      Ser titular de cargo docente de qualquer disciplina, que se encontre na condição de adido, classificado na própria escola, sem descaracterizar essa condição;
e)      Ser titular de cargo docente de qualquer disciplina, que se encontre na condição de adido, classificado em outra unidade escolar da mesma Diretoria de Ensino, sem descaracterizar essa condição;
f)       Ser docente readaptado em exercício na escola, que seja detentor de perfil adequado à natureza das atribuições de Professor Mediador Escolar e Comunitário e que apresente histórico de bom relacionamento com alunos e com a comunidade, verificada a compatibilidade do seu rol de atribuições, estabelecido pela Comissão de Assuntos de Assistência à Saúde - CAAS;
g)      Ser titular de cargo docente, classificado preferencialmente na própria escola, ao qual se venha atribuindo, por mais de um ano letivo, somente a carga horária correspondente à Jornada Reduzida de Trabalho docente;
h)      Ser docente ocupante de função-atividade, abrangido pelo disposto no § 2º do artigo 2º da Lei Complementar nº 1.010, de 1º de junho de 2007 e que se encontre na situação prevista no inciso II do artigo 1º das Disposições Transitórias da Lei Complementar nº 1.093, de 16 de julho de 2009.
II. DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO E DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
As inscrições serão realizadas no período de 21/07/2014 à 25/07/2014, na sede da Diretoria de Ensino, conforme segue:
Local: Diretoria de Ensino - Região Osasco - Rua Geraldo Moran, 271- Jardim Umuarama- Osasco – Núcleo Pedagógico – 2º andar. No horário: das 9h às 12h e das 13h às 16h00.
O candidato deverá comprovar, no ato da inscrição, o atendimento aos requisitos deste edital, preencher e assinar a Ficha de Inscrição, a ser disponibilizada no ato da inscrição  anexando cópias simples,  acompanhadas dos originais para visto-confere, dos seguintes documentos:
A - RG e CPF (cópia e original para conferência);
B - Comprovante de inscrição/classificação para o processo de atribuição de classes e aulas 2013, na Diretoria de Ensino – Região Osasco;
C- Carta de motivação em que apresente exposição sucinta das razões pelas quais opta por exercer as funções de professor mediador escolar e comunitário, considerando as atribuições  elencadas nos incisos I a VI do artigo 7º da Res. SE 19, de 12/02/2010;
D - Certificados de cursos ou comprovação de prévia participação em ações ou projetos relacionados aos temas afetos à proteção escolar, tais como: mediação de conflitos, justiça restaurativa, bullying, articulação comunitária, entre outros;
E- CTA (Contagem de tempo para Atribuição) data base 30/06/2012;
F- Tempo de Serviço Prestado no Exercício da Função de Mediador;
G- Avaliação do Diretor da Unidade em que atuou como Mediador;
III – DA CARGA HORÁRIA A SER EXERCIDA:
O Professor Mediador Escolar e Comunitário exercerá suas atribuições com carga horária correspondente à da:
I – Jornada Integral de Trabalho docente; ou
II – Jornada Inicial de Trabalho docente.
§ 1º - O Diretor de Escola procederá à atribuição da carga horária destinada ao projeto compatibilizando-a com a carga horária constituída de aulas que o docente já possua, observado, no somatório, o limite máximo de 40 (quarenta) horas semanais.
§ 2º - Caberá ao Diretor de Escola distribuir a carga horária do docente de acordo com o horário de funcionamento da unidade escolar, em 5 (cinco) dias úteis da semana, respeitado o limite máximo de 8 (oito) horas diárias de trabalho, incluídas as Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo.
§ 3º - A distribuição da carga horária de trabalho deverá prever a disponibilização de até 4 (quatro) horas quinzenais, ou 8 (oito) horas mensais, a serem cumpridas em reuniões de planejamento e avaliação, agendadas pela Gestão Regional do Sistema de Proteção Escolar.
§ 4º - Quando se tratar de docente readaptado, o Professor Mediador Escolar e Comunitário,  cumprirá  carga horária fixada na respectiva apostila de readaptação, observado o disposto nos §§ 2º e 3º acima.
IV -  DA ENTREVISTA:
A entrevista, a ser realizada pela equipe gestora da escola, ocorrerá em data a ser divulgada oportunamente.
V. DA DIVULGAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO:
Os docentes devidamente inscritos para atuar como Professor Mediador Escolar e Comunitário serão selecionados pelos responsáveis pela Gestão Regional do Sistema de Proteção Escolar, juntamente com a Comissão de Atribuição de Classes e Aulas da Diretoria de Ensino, mediante avaliação do perfil apresentado, observada a ordem de classificação, a ser publicada no site: deosasco.edunet.sp.gov.br, tendo o candidato o prazo de 2 (dois) dias úteis subseqüentes para interposição de recurso após a publicação.
VI – DAS VAGAS DISPONÍVEIS:
Prof. Ernesto Thenn de Barros (1);
Educador Paulo Freire (2);
Prof. Josué Benedicto Mendes (2);
Prof. Elói Lacerda (2);
Professora Heloisa de Assumpção (1);
José Geraldo Vieira (1);
Professora Maria Augusta Siqueira (1);
São Paulo da Cruz (2); 
Leonardo Vilas Boas (1);
Francisca Lisboa Peralta (1);
João Batista de Brito (1);
Prof. José Liberatti (1) e
Walter Negrelli (2).
Observação: Senhores Diretores observar a Instrução Conjunta CGEB/CGRH, de 03/02/2012, recorte: “3.3 – a unidade escolar somente contará com um segundo Professor Mediador Escolar e Comunitário quando funcionar em, no mínimo, 3 turnos, com pelo menos 10 classes em cada turno. 4 – Esta Instrução entra em vigor na data de sua publicação,
revogadas as disposições em contrário”.

domingo, 20 de julho de 2014

Meia-entrada - Lei 12.933/2013

 
 
 

Rubem Alves - Homenagem

Catraca Livre compartilhou a foto de Gilberto Dimenstein.

 
O que sobrou de mim - esse era o livro que eu iria fazer com Rubem Alves sobre sua aprendizagem final para mostrar como lidava com a despedida derradeira que se aproximava.
Eu sempre dizia ( e vou dizer de novo) que quando crescer quero ser Rubem Alves.
Ele ajudava a quebrar paradigmas da educação, mostrando sempre que aprender deveria ser mais uma manifestação do prazer. Por isso, fizemos três livros juntos, no qual eu me sentia mais aluno do que co-autor.
O quarto só não saiu do papel por causa de sua morte hoje. Já tinha um título: "O que sobrou de mim".
Era uma ironia. O livro seria sobre aprender a envelhecer.  Ironicamente, ele, em tom de brincadeira e meio sério,  batizou o livro desse jeito.
O que ele diria vai ficar na minha imaginação. Assim como as escolas que ele sonhou.

Gilberto Dimenstein
O que sobrou de mim - esse era o livro que eu iria fazer com Rubem Alves sobre sua aprendizagem final para mostrar como lidava com a despedida derradeira que se...
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Alfabetização

TRANSMISSÃO AO VIVO
Não perca a oportunidade de acompanhar o encontro dessas grandes especialistas em Alfabetização!
Conheça mais o pensamento de Delia Lerner (http://abr.ai/NE-Delia-Lerner) e participe. Deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou no site: http://abr.ai/1tSpe4G
 
 
TRANSMISSÃO AO VIVO

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sábado, 19 de julho de 2014

BULLYING - Saiba Mais!

Contra o bullying: proposta de lei aprovada pela Comissão de Educação obriga as escolas a realizarem campanhas anuais sobre o tema.
Saiba mais na matéria do Jornal da Câmara (DF):
http://www.todospelaeducacao.org.br/educacao-na-midia/indice/30842/comissao-aprova-campanha-contra-o-bullying-nas-escolas/

 
Todos Pela Educação
 
TODOSPELAEDUCACAO.ORG.BR|POR GRUPO META

Dicas para manter seu filho longe do álcool

Quando o assunto é bebida alcoólica, você deixa as regras claras aí na sua casa?

 
 
Descubra porque a bebida atrai tanto os jovens e, muitas vezes, os faz perder o controle, e veja como orientar seu filho da melhor maneira...
 
EDUCARPARACRESCER.ABRIL.COM.BR|POR LIGIA MENEZES

sexta-feira, 18 de julho de 2014

BULLYING - Informações

A Comissão de Educação da Câmara de Deputados aprovou esta semana um projeto de lei que obriga as escolas brasileiras a realizarem campanha contra o bullying. Ótima estratégia para conscientizar e promover o respeito, não? 
O Educar para Crescer já tem uma cartilha com dicas para afastar o seu filho do ‪#‎bullying‬. E dá para fazer o download gratuito aqui >>http://abr.ai/1yC5ZLT
A Comissão de Educação da Câmara de Deputados aprovou esta semana um projeto de lei que obriga as escolas brasileiras a realizarem campanha contra o bullying. Ótima estratégia para conscientizar e promover o respeito, não? :D

O Educar para Crescer já tem uma cartilha com dicas para afastar o seu filho do #bullying. E dá para fazer o download gratuito aqui >> http://abr.ai/1yC5ZLT