quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Saúde Mental


A Rede de Saúde Mental do Município de Osasco conta com os seguintes serviços de assistência:

Caps – serviços substitutivos à internação psiquiátrica.

Solicitamos que seja feito contato telefônico para discussão com os plantonistas dos Caps, caso seja observada a necessidade de encaminhamento para os mesmos.

1) Caps Adulto – serviço destinado ao atendimento de casos graves e complexos (situações em que as pessoas rompem com a realidade e entram em situação de extrema angústia que as impede de dar continuidade à vida cotidiana).
Oferece plantão técnico diário para acolhimento e avaliação de casos novos nos seguintes horários:
2ª F - 7:30h
3ª F- 7:30h
4ª F- 8:00 e 14h
5ª F- 13:30h
6ª F- 7:00 e 13:00h
Endereço: Av. Sport Clube Corinthians, 191- Km 18
Funciona de 2ª à 6ª feira das 7 ás 19h.

2) Caps infantil – atende crianças e adolescentes gravemente comprometidos no que diz respeito aos contatos e laços sociais.
Funciona de 2ª à 6ª F, das 7 ás 19h.
Endereço: Rua José Marques da Silva, 30- Vila Prado
Oferece plantão técnico diário para acolhimento e avaliação de casos novos de 2ª à 6ª F, às 7 e às 12:00h.

3) Caps AD- Atende adultos e adolescentes que fazem uso abusivo/nocivo de álcool e outras substâncias de tal forma que apresentem dificuldade ou impossibilidade de manter suas atividades cotidianas.
Funciona de 2ª à 6ªF, das 7 às 19h.
Endereço: rua Anhanguera, 348- Jardim Piratininga
Oferece plantão técnico diário para acolhimento e avaliação de casos novos nos seguintes horários de 2ª à 6ª F , às 7 e às 12:00h

Atenção Básica / AB

Contamos com 3pólos regionais de Saúde Mental que funcionam em unidades básicas de saúde.
Atende crianças, adolescentes, adultos e idosos que apresentam sofrimento mental leve a moderado como quadros de ansiedade, depressões e pânico. Situações muitas vezes ligadas ao desemprego, violência doméstica, alienação parental, pobreza, dinâmicas familiares complexas, entre outros.
Orientamos que seja feito contato telefônico prévio para confirmação de datas.
Solicitamos, ainda, que seja encaminhado relatório com descrições da situação-problema identificado quando avaliada a necessidade de acompanhamento na rede básica de saúde mental.
Não atendemos casos exclusivos de problemas de aprendizagem e/ou necessidades especiais. Estes têm sido encaminhados a recursos comunitários de acompanhamento psicopedagógico.
Lembramos que atendemos os casos novos a partir do critério de moradia, a saber:

Região Norte

Bairros compreendidos:
Piratininga, Baronesa, Rochdalle, Ayrosa, Munhoz Jr., Jd.  Helena Maria, Aliança, D’Avila, Portal D’oeste, Três Montanhas e Vila dos Remédios.

Endereço:Rua Amador Bueno, 505 – Piratininga 
telefone: 36864319 ou 36970277

ACOLHIMENTO ADULTO: terça-feira e quarta-feira - 13:30h
ACOLHIMENTO ADOLESCENTE: (12 a 17 anos):segunda-feira - 7:30h
ACOLHIMENTO INFANTIL (até 11 anos): terça-feira - 7:30h

Região Sul

Bairros compreendidos:
Vila Isabel, Jaguaribe, Quitaúna, Vl. Yolanda, Jd. Roberto, Metarlúrgicos, Santa Maria, Vila da justiça, Jd. D’Abril, Cidade das Flores, Santo Antonio, Jd. Das Folres, Olaria do Nino, Palmares e Novo Osasco.

Endereço: Rua Conceição Sigliano, 195- V. Yolanda
Telefones: 3692-9545 e 3592-2096

ACOLHIMENTO ADULTO- segunda-feira-13h
ACOLHIMENTO INFANTIL (até 12 anos) -terça-feira- 8h (dias 11 e 25/09, 09 e 23/10, 06 e 20/11 e 04/12. Comparecer somente pais e/ou responsáveis).
ACOLHIMENTO ADULTO - quarta-feira- 13h30
ACOLHIMENTO ADOLESCENTE – quinta-feira – 08h
ACOLHIMENTO ADULTO - sexta-feira- 8h


Região central

Bairros compreendidos:
V. Yara, Cipava, Presidente Altino e Centro.

Endereço: Rua Artelinda Rugeridaddato, 18- Jardim Cipava
Telefone:3692-9069 e 3692-1812

ACOLHIMENTO ADULTO E ADOLESCENTE - quarta-feira- às 8 e às 10h
ACOLHIMENTO INFANTIL (até 12 anos) - quinta-feira- 8h

A)    Urgência e Emergência em Saúde Mental:
A emergência psiquiátrica funciona no Pronto Socorro André Sacco/24h, à Av. Gal. Pedro Pinho, 1250-Vila Pestana.
Telefone: 36850651 e 3683-9369.
Destina-se ao atendimento dos casos em crise (situações de agitação psicomotora, inquietação, risco de suicídio, heteroagressividade, entre outras).
Lembramos que é um atendimento pontual e, a seguir, o caso deve ser direcionado aos serviços de tratamento (Caps ou AB).



quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rede de Garantia de Direitos

Município de Osasco





Nova Unidade/CREAS

CREAS – Rua Luiz Gatti, 135, Jardim Baronesa, Cep: 06266-030, Telefones: 3599-7716 e 9942-2162.

Novas Unidades/CRAS

CRAS Margarida Maria Alves – Avenida Juscelino Kubitschek, 615, no Jardim Bonança (Casarão do Parque do Jardim Bonança).

CRAS Padroeira – Av. Padroeira, Jd. Padroeira – Telefone: 3608-3039.

Cronograma/Setembro/Reuniões

Diretoria de Ensino Região Osasco

Data: 12/09/2012

Período: Manhã 

Horário: das 08:00 às 12:00h.



Data: 26/09/2012

Período: Tarde     

Horário: das 13:00 às 17:00h.

Reflexões/Seminário de Proteção Escolar

Então o que fazer para reduzir a vulnerabilidade?

“Quanto mais se proíbe o uso de drogas, mais existe a procura por essas mesmas drogas.”

“Guerra às drogas ou Redução de Drogas!”

Redução de danos é uma filosofia ou uma estratégia!

Na escola devemos falar em promoção da saúde e devemos falar em qualidade de vida.
Devemos trabalhar com sexualidade, com a autoestima do aluno, com a valorização da sua saúde, para que caso o aluno venha a consumir algum tipo de droga ele não se torne dependente.
O que podemos fazer se encontramos drogas com uma criança?
Nossa primeira providência deve ser o de realizar os primeiros contatos com a família, qualquer que seja ela. Devemos ter uma atitude de cuidado e preocupação com a criança ou adolescente.  Não devemos expor a criança perante o grupo. A escola deve notificar, fazer o seu papel e deve acionar a Rede de Proteção.    
Brincar é uma ligação com o mundo e a criança pequena adora. Devemos refletir então:
Onde está o espaço para o jovem brincar e se ligar na escola?  
Como dar sentido a permanência do jovem na escola? E no seu entorno?
Qual mundo nós queremos?    

Cabe a escola medidas sócio-restaurativa e medidas pedagógicas.
A escola de ter prontuários dos alunos. Deve procurar manter um plano de atendimento e os registros destes alunos.
Devemos mudar o nosso olhar, o PMEC como agente de transformação e agente de paz.
Devemos fazer conexões com a família (nuclear) ou a família extensa (tios/tias).     

Aprender a conviver com os valores sócios-morais, aprender a cuidar de si, promover o protagonismo juvenil e o clube de apoio ao jovem (justiça restaurativa).
A escola deve ser parte integrante da rede, deve ser protagonista ou buscar a rede primária (voluntários), AA, narcóticos anônimos e rede de proteção escolar.
Devemos ter um olhar restaurativo, um olhar de compreensão.
Olhar da compreensão, não “anular” nossos alunos.
Ouvir o que eles pensam?
Do que eles gostam?    
Como desmontar a “ideia de guerra”, uma ilusão de nossos adolescentes.    
Sugestão:
“Jesus Chorou” – RAP – Racionais MC.
Trabalhar com esse tipo de estilo musical.
“Toda ação é orientada por valores”. (Max Weber)
O trabalho de mediação envolve provocação, envolve a exemplaridade, não devemos projetar o nosso preconceito com relação aos nossos alunos.

TEMA: OS ALUNOS EM CONFLITO COM A LEI NO COTIDIANO ESCOLAR.

Berenice Gianella – Presidente da Fundação Casa

Centro de Atendimento Socioeducativo do Adolescente

Leis e Artigos importantes que devem foram mencionados na Palestra:

Constituição Federal, Artigos: 227 e 228.

ECA, Lei 8069 de 13/07/1990.

SINASE, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, Lei 12594 de 18/01/2012.

Lei 12469 cria a Fundação Casa.

Artigo 124, ECA.

Resolução 119, CONANDA.
 
 
PCNP Lúcio

Fotos/ Seminário de Proteção Escolar










Local: Memorial da América Latina

Fotos/Seminário de Proteção Escolar









Local: Memorial da América Latina

Seminário de Proteção Escolar/Vídeo

http://www.educacao.sp.gov.br/video.php?vid=DdBt4FUSoHI#.UD4EGRYxRWM.email
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Seminário de Proteção Escolar/Fotos

http://www.educacao.sp.gov.br/fotos.php?sid=72157631214230402&pag=1#.UD4H_R5Z9D0.email

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Reunião de 28/08/2012

Conversa a respeito do Curso de Justiça Restaurativa

Reflexões/Leitura Coletiva

“Os conflitos fazem parte da natureza humana e por isto os alunos precisam municiar-se de ferramentas, estratégias e habilidades que os levarão a gerenciá-los pacificamente para que possam ser vistos como oportunidades de mudanças e de crescimento. Ao aprender sobre o conflito, as crianças e os jovens aprendem mais sobre eles mesmos”. 

“As Práticas Restaurativas nas escolas refletem uma filosofia que abrange um conjunto de comportamentos, procedimentos e práticas proativas que buscam desenvolver as boas relações no espaço escolar. Elas dão um destaque especial no desenvolvimento de valores essenciais às crianças e aos jovens, tais como o respeito, a empatia, a responsabilidade social e a autodisciplina”.  

Reflexões/Leitura Individual

“Destina-se a reafirmar as relações”.
Refere-se às práticas restaurativas de nível: primário ou secundário?

“Consiste em reconectar, consertar e reconstruir relações”.
Refere-se às práticas restaurativas de nível: primário ou secundário?

Como podemos descrever as práticas restaurativas no nível primário?


Como podemos descrever as práticas restaurativas no nível secundário?

Destaque ações que a sua Unidade Escolar esteja buscando para tornar o ambiente escolar pacífico e restaurativo, dentre as elencadas na página 6 desta apostila?

Tema – Justiça Restaurativa nas Escolas

Proposta de Dinâmica

Formar 6 grupos com mesmo número de participantes. 

Grupo 1 – Ler as questões 1 e 2 da página 7.
Grupo 2 – Ler as questões 3 e 4 das páginas 8 e 9.
Grupo 3 – Ler as questões 5 e 6 das páginas 9 e 10.
Grupo 4 – Ler as questões 7 e 8 das páginas 10 e 11.
Grupo 5 – Ler as questões 9 e 10 das páginas 11, 12 e 13. (dividir-se em sub-grupos)
Grupo 6 – Ler a questão 11 da página 13.


“O conflito é luz e sombra, perigo e oportunidade, estabilidade e mudança, fortaleza e debilidade. O impulso para avançar e o obstáculo que se opõe a todos os conflitos contêm a semente da criação e da desconstrução”.  Sun Tzu (544-496 a.C) In: A Arte da Guerra, século VI a.C.

Atualizações dos e-mails

Professores Mediadores - PMEC
e-mail
01
Ana Lucia A. D. da C. B. do Nascimento
02
Andréa Sciarretta Sebastião
03
Celso Pereira de Souza
04
Cleodalina dos Reis Andrade Costa
05
Daniela Assis Rejano
06
Édica da Silva Melo
07
Francisca Alvanira da Silva
08
Geni Moreira Trindade Guidorizzi
09
Gleides Maria M. Leal
10
Iranilda Silva de Oliveira Rodrigues
11
Izolda Antonieta Joana Giaquinto
12
Ivonete Aparecida Dias Leite
13
Luiz Guilherme da Silva
14
Manoel Batista da Silva
15
Márcia Aparecida Baptista
16
Marcia Teresa Scolar     
17
Maria Leite de Souza
18
Marcelo Rodrigues
19
Paula Patrícia da Silva
20
Pedro Ferreira dos Anjos
21
Regina Marcia de Almeida Alécio
22
Ridalva Carneiro Firmino da Silva
23
Rosana Paes Landim
24
Rosely Aparecida Tiburcio Santana
25
Sidnei Luiz Antonio
26
Sidney da Silva
27
Silvana Martins do Nascimento    
28
Sueli Damásio
29
Valdemar Aparecido da Silva
30
Valter Arnaldo Galiardi
31
Washington Fernandes Lisboa
32
Zilda Aparecida da Cruz    
33
Maria Josefa Losada Coelho da Fonseca
34
Meire Aparecida Alves Cury
35
Luciano Lima dos Santos
36
Márcia de Oliveira
37
Marina Xisto de Almeida
38
Juliana Cardoso Luiz



Observação: Senhores Professores Mediadores, o e-mail cadastrado na SEE/SP é aquele fornecido inicialmente no cadastro. Qualquer alteração favor comunicar o PCNP Lúcio.


Novos Professores Mediadores – PMEC

39
Laureana Modesto
40
Kátia Regina Medeiros
41
Anor Gonçalves Mendes Júnior